Meus amigos

Curiosidades sobre Raios e Trovões

 Você que tem medo de relampagos e trovões é sempre quis saber como esse fenomeno natural acontece. O raio é uma descarga elétrica produzida entre duas nuvens eletrizadas inversamente ou entre a terra e as nuvens. O relâmpago é a emissão de luz do raio e o trovão é decorrente da expansão do ar ao ser atravessado pelo raio em alta velocidade e liberando cerca de 30.000 Cº. Note que o avião supersônico, do tipo caça ou do antigo avião de passageiros (O Concorde) ao atravessar a barreira do som (aproximadamente 1500km/h) também gera muito calor e daí surge aquele pequeno trovão, mas não se compara a potência e velocidade do raio.
 

* O tempo de cada descida da Carga Líder, chamado de etapa da líder, é de 1 microssegundo ou 1 milionésimo de segundo. A Líder ainda para entre as etapas por 50 microssegundos, uma eternidade comparado ao tempo da etapa.
* O canal do relâmpago pode aquecer de 20 a 30 mil graus Celsius em 10 microssegundos. Mais quente é o centro do Sol, a 10 milhões de Kelvin, praticamente a mesma coisa em Celsius.
* Durante o curto lapso de tempo de duração do relâmpago, descem da nuvem para a Terra cerca de 100 quintilhões de elétrons (1020). Se pudéssemos dispor da potência elétrica gerada por esses elétrons, produziríamos grande quantidade de energia.
* Quando uma descarga de retorno acontece, são transferidos ao solo quase 10 Coulomb em milionésimos de segundo. A corrente ali varia de 30 a 40 mil Ampère. Numa tomada residencial, por exemplo, a corrente nem chega a 1 Ampère.
* O campo elétrico entre a nuvem e o solo (campo elétrico nuvem-solo) varia de 100 a 400 mil volts por metro.
* As nuvens cumulonimbus podem cobrir regiões inteiras. Seu diâmetro varia entre 10 e 20 Km, mesmo valor de sua altura em relação ao solo. Duração: 30 a 90 minutos. Velocidade: 40 a 50 Km/h. Número de tempestades por dia : 2000 (16 milhões por ano).
* A descarga de retorno viaja a 100 milhões de quilômetros por segundo, um terço da velocidade da luz. O líder contínuo é bem mais lento. Sua velocidade é de 3 mil quilômetros por segundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário