Meus amigos

Doces de Pelotas AGORA com Certificados

Venham visitar a fenadoce 2012

A importância do certificado
Com o projeto de Identificação de Procedência os Doces de Pelotas passam a portar um Selo de Autenticidade, diferenciando-se ainda mais no mercado e garantindo proteção contra imitações. Mais que isso, a certificação também é uma forma de proteger a tradição e a cultura pelotense.
Quem ganha com isso são os produtores da região, que garantem o seu sucesso comercial e, principalmente, o consumidor que passa a ter certeza de estar consumindo um produto que mantém rigorosamente as características de suas receitas originais e, é claro, o sabor inconfundível do Doce de Pelotas.
Entre os exemplos de sucesso desta medida legal estão os charutos de Cuba, os vinhos do Porto e o champagne, o vinho branco espumante exclusivo da região de Champagne, na França, todos protegidos pelo selo de autenticidade como garantia da qualidade reconhecida do produto.
Bem Casado

Bem Casado

É composto de dois discos de pão-de-ló chamados popularmente como “esquecidos”, que são unidos por um recheio de ovos moles e cobertos com fondant em uma espessura fina e regular.
Quindim

Quindim

É um doce elaborado obrigatoriamente com gemas de ovos, coco ralado e açúcar, levemente assado em forno para garantir sua textura inconfundivelmente tenra.
Ninho

Ninho

É um doce em forma de ninho de pássaros, cuja estrutura externa é feita manualmente de fios de ovos enrolados, é recheado com ovos moles.
Camafeu

Camafeu

É um doce cuja massa é basicamente feita de nozes chilenas ou pecan, formato de cilindro, é glaceado. É uma réplica de um adereço usado desde os tempos mais remotos nas roupas das damas da alta sociedade.
Olho de Sogra

Olho de Sogra

É um doce com massa cozida de coco com as gemas e o açúcar, envolto com ameixa preta seca, no formato amendoado de um olho.
Pastel de Santa Clara

Pastel de Santa Clara

É um doce feito de uma massa muito fina, dobrada em forma de um envelope com duas pontas que se unem sobre o doce. É recheado de ovos moles. Tem uma textura leve e crocante, partindo-se facilmente.
Papo de Anjo

Papo de Anjo

É um doce de ovos, com formato de disco, com sabor acentuado e servido envolto em uma calda de açúcar.
Fatia de Braga

Fatia de Braga

É uma massa composta de gemas, açúcar, manteiga e principalmente de amêndoas, cortada em fatias (quadradas) e cobertos com açúcar cristal.
Trouxas de Amêndoas

Trouxas de Amêndoas

É similar ao ninho, porém é deitado, feito de placas de gemas cozidas em calda. Estas placas são enroladas e recheadas com mistura cozida de açúcar e amêndoas.
Queijadinha

Queijadinha

É um doce similar ao quindim, diferindo-se por ter queijo parmesão ralado em sua composição, decorado com uma uva passa preta ou um pedaço de ameixa seca preta.
Broinha de Coco

Broinha de Coco

É um doce composto de coco, gemas e açúcar em formato esférico e com aspecto brilhoso em função da glicose em sua cobertura.
Beijinho de Coco

Beijinho de Coco

É um doce composto de gemas, coco e açúcar, em formato esférico coberto com fondant e decorado com confeitos prateados.
Amanteigado

Amanteigado

É um doce bastante delicado preparado com amêndoas, gemas e açúcar, em formato de pequenas esferas unidas e cobertas totalmente por fondant.
Panela de Coco

Panela de Coco

É um doce de massa fina recheada com coco, gemas e açúcar, assada no forno.
Doces Cristalizados de Frutas

Doces Cristalizados de Frutas

São doces produzidos artesanalmente a partir de frutas e outros hortifrutigranjeiros, com açúcar por meio da ação do calor (fervura, secagem). Encontram-se nesta classificação: abóbora cristalizada, batata-doce em calda, banana cristalizada, goiaba cristalizada, pessegada cristalizada, laranja cristalizada, figo cristalizado, marmelada, origone (pêssego seco), passa de pêssego. Têm uma textura macia, tenra como a de frutas cristalizadas e com leve crocância na parte externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário