Meus amigos

terça-feira, 10 de abril de 2012

Impressora - Dicas de uso

Como instalar um cartucho
Na hora de trocar o cartucho, siga os procedimentos abaixo:
* Ligue a impressora e abra a tampa para ter acesso ao local de instalação do cartucho.
* Ao abrir a tampa, o carro de impressão se moverá e ficará na posição acessível à troca por um cartucho novo. Alguns modelos requerem que seja acionado um botão na impressora para este procedimento.
* Retire o cartucho usado (alguns fabricantes oferecem coleta de cartuchos, evitando poluição no meio ambiente).
* Retire o lacre de segurança do cartucho novo.
* Instale-o na posição adequada, conforme instruções do fabricante.
* Ao instalar um cartucho é recomendável fazer uma impressão de teste.
Pronto, sua impressora está apta para uso.


Como economizar o cartucho
  • Os altos preços de cartuchos de impressoras levam o usuário a buscar atitudes que minimizem o gasto da tinta. Para economizar o cartucho, ao imprimir páginas que não sejam o documento final, e por isso não requerem alta qualidade, escolha o modo de impressão Rascunho. Somente quando for imprimir o documento final mude para o modo Normal.
  • Evite ao máximo a impressão em cores. Mesmo que o documento seja colorido, para imprimir páginas para simples leitura ou revisão, imprima em p/b e no modo rascunho. Quando o documento estiver finalizado, escolha a opção Normal e em cores para imprimir. 
Papéis x tinta
  • O tipo de papel usado na impressão é decisivo para a qualidade do resultado. Nas impressoras a jato de tinta a escolha do papel é ainda mais fundamental, para garantir a nitidez e o brilho da impressão.
  • São dois os fatores principais, que afetam a qualidade da imagem:


Brilho
  • É gerado em função da aspereza do papel. O papel áspero espalha luz para várias direções e o liso reflete mais da luz de volta na mesma direção, dando a impressão que é mais brilhoso, assim como a imagem impressa no papel. Um papel classificado como brilhante é geralmente mais liso do que um papel normal.
Absorção
  • A tinta, quando lançada no papel, deve ter um ponto firme e simétrico. Se houver muita absorção, há o risco que borre a imagem ou texto impresso. O papel de alta qualidade para jatos de tinta é revestido com um filme de cera que mantém a tinta na superfície, produzindo uma impressão muito melhor do que em outros papéis. Com a baixa absorção do papel revestido é possível alcançar a capacidade de alta resolução de muitas impressoras a jato de tinta à venda no mercado.
  • Há diversos tipos de papéis com opacidades diferentes, além dos fotográficos que são projetados para gerar imagens coloridas realistas de alta qualidade, como uma fotografia feita no processo original em laboratório. O ideal é evitar papéis comuns de copiadora para impressão de fotos, porque as impressões podem borrar ou desbotar. Os papéis especiais reduzem a absorção da tinta, garantindo melhores resultados. Os fabricantes de impressoras, em geral, produzem papéis específicos para cada uma. Assim, há papéis para impressoras jato de tinta e outros para impressoras laser. Se o usuário usa papéis inadequados, há o risco de ocorrerem manchas resultantes da má absorção da tinta.
  • Existem papéis próprios para determinadas aplicações, como os adesivos para cartões de negócios e folhetos, os papéis do tipo transfer, que permitem imprimir imagem em uma camiseta, e muitos outros. O importante é buscar suprimentos de acordo com suas necessidades de impressão e que valorizem seus documentos, textos, fotos, etc.
O que é bidirect print?
  • É o tipo de impressora que opera mais rapidamente já que o cabeçote imprime em suas direções, tanto quando se move para a direita quanto retorna para a esquerda.
Alguns termos técnicos
  • DPI - Dots per inch ou pontos por polegada. Nas impressoras, significa a quantidade de pontos de tinta impressos por polegada quadrada. Ou seja, quanto maior o número de dpi, melhor será a qualidade de impressão ou resolução.
  • Memória -É a capacidade de armazenamento para manter arquivos ou mensagens a serem impressos.
  • Porta paralela - Uma porta que permite o fluxo de dados síncronos em alta velocidade ao longo de linhas paralelas para dispositivos periféricos, em particular impressoras.
  • Porta Serial - A porta serial ou porta COM é tipicamente usada para dispositivo como modem. Poucos outros dispositivos, tais como o mouse, podem ser conectados a uma porta serial. Em geral são muito mais lentas comparadas à porta USB.
  • Porta USB (Universal Serial Bus) - É o método mais difundido hoje de conexão a dispositivos externos ao computador, incluindo, scanners, impressoras e joysticks. As portas USB transferem dados mais rápidos que as portas seriais ou paralelas. USB permite plug and play, o que faz o dispositivo ser mais simples.
  • PPM - Páginas por minutos. É a medida da velocidade que a impressora consegue imprimir.
  • Resolução - Trata-se da nitidez com que a impressão é feita. É medida em dpi.
  • Transfer - É um tipo de "papel" especial que possibilita a impressão de imagens ou textos em tecidos através de calor. É muito usado para "impressão" em camisetas, por exemplo. 
  • Transparência - É outro tipo de "papel" especial, transparente, muito utilizado em apresentações profissionais, através de um equipamento retroprojetor.
  • Velocidade de impressão - É o número de páginas que o dispositivo consegue imprimir. É normalmente medida em ppm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário