Meus amigos

Dicas e tudo sobre IMPRESSORAS

Como escolher o equipamento
Laser ou jato de tinta? Colorida ou P/B? Impressora ou multifuncional? São muitos os fatores a considerar na hora de escolher sua solução para impressão.
1. Impressora ou multifuncional?
O primeiro passo é reconhecer suas necessidades. Pode ser mais útil e eficiente ter um só equipamento que reúne várias funções do que só a impressora. Assim, você terá que escolher entre uma impressora comum e uma multifuncional. A impressora possui uma só função: imprimir. Já os equipamentos multifuncionais são ideais para quem tem pouco espaço físico e necessita de múltiplas funções (scanner, impressora, fax, copiadora e telefone) e eficiência. Os modelos podem ser a laser ou jato de tinta.
2. Preciso imprimir com rapidez?
Compare as informações de velocidade de impressão e escolha a mais adequada às suas tarefas. A velocidade é informada em ppm (páginas por minuto), porém, é preciso considerar que o tempo de impressão também é afetado pela complexidade do documento impresso, velocidade de transmissão, linguagem de processamento e pela forma de alimentação do papel na bandeja. A impressão colorida costuma ser mais lenta.
3. Quero alta qualidade de impressão?
As impressoras jato de tinta têm resoluções em geral abaixo das produzidas por uma laser. Isso acontece devido às características do laser que produz textos e imagens com maior nível de precisão. Se suas impressões requerem maior nitidez e qualidade, ao escolher o equipamento, observe as informações sobre a resolução, normalmente dadas em dpi.
4. Costumo imprimir mais em cor ou em preto?
Para quem necessita realizar impressões de documentos em cores, como apresentações, diagramas, imagens ou textos, o ideal é buscar um modelo com esta característica e observar a velocidade de impressão em cor. As impressoras laser coloridas oferecem ótimos resultados. 
 5. Quero imprimir fotos com qualidade?
Para impressões de fotos, o ideal é optar por um modelo que ofereça qualidade fotográfica, que permitirá excelentes resultados de imagem em papel adequado. Alguns modelos têm entrada para cartão de memória ou para cabo USB, permitindo a impressão direta das fotos, sem passar pelo computador.
6. Preciso imprimir grande volume?
Se você imprime grandes quantidades, a velocidade é um aspecto relevante. Para impressões em preto em volume, as impressoras laser costumam oferecer melhor relação custo-benefício.
7. Desejo usar a impressora em uma rede?
Para isso, é importante verificar os recursos de rede disponíveis. Alguns modelos oferecem suporte a uma conexão com ou sem fio.
8. Pense na memória
A maioria das impressoras vem com uma pequena quantidade de memória. A memória é relevante se você costuma imprimir documentos com muitas imagens, gráficos ou tabelas com linhas ao redor (as quais a impressora trata como se fosse uma grande imagem) e também para impressão em grande volume. Nestes casos, quanto mais memória, mais rápida a impressão.
9. Alimentação e tipo de papel
Se você imprime grande volume, observe a capacidade da bandeja de alimentação de papel. Quanto maior for, menos você terá que repor o papel manualmente. Tenha em mente também se você precisa de uma impressora que seja capaz de imprimir em envelopes, transparências ou outros. Neste caso, um modelo com alimentação automática para estes formatos pode ser interessante.  
10. Pense nos custos com suprimentos
Observe o tipo de consumo de materiais que terá em função da sua escolha. Uma impressora a laser usa toner, que é mais durável em relação aos cartuchos das jato de tinta. Os cartuchos requerem reposição mais rápida e variam muito de preço em função do modelo da impressora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário