Meus amigos

Lasanha de salmão

Esta é uma lasanha chique.
O salmão é o ingrediente principal, mas a nuance de sabores fica por conta de temperos
 como raiz-forte e erva-cidreira. Exotique, ne c`est pas?
Para a lasanha
Ingredientes
500 g de salmão fresco
250 g de ricota
2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de raiz-forte em pasta (wasabi)
250 g /1/2 pacote de lasanha fresca
coendro seco a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
pimenta-rosa para decorar
óleo de canola
Modo de Preparo
1. Num processador de alimentos, coloque o salmão, a ricota, a mostarda, o creme de leite fresco, o alho, o endro, o wasabi, a pimenta-do-reino e o sal e bata até obter uma massa homogênea. Se não possuir um processador, utilize o liquidificador, mas não bata por muito tempo para que a mistura não fique líquida.
2. Numa panela, coloque bastante água com um fio de óleo e leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente três retângulos de massa e deixe cozinhar por 3 minutos. Retire-os com uma escumadeira e transfira para uma tigela grande com água fria e um pouco de óleo para não grudar.
3. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
4. Numa fôrma refratária retangular, comece a montagem da lasanha. Com uma colher, espalhe uma camada fina de molho e cubra com uma camada de massa. A seguir, distribua o recheio de salmão e disponha mais uma camada de massa e uma de molho, sempre espalhando bem com uma colher. Repita essa seqüência até acabar os ingredientes. Preste atenção para que a última camada seja de molho (bastante molho!). Enfeite com a pimenta-rosa.
5. Leve a lasanha ao forno preaquecido e deixe assar por 20 minutos. Retire e sirva quente. 
Para o molho
Ingredientes
1 xícara (chá) de caldo de peixe (se for usar cubo, dissolva apenas 1/2)
1 xícara (chá) de chá de erva-cidreira (bem concentrado)
4 xícaras (chá) de creme de leite fresco
raspas de 1 laranja
raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de cúrcuma
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Numa panela, junte o caldo de peixe e o chá de erva-cidreira e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
2. Acrescente o creme de leite fresco e as raspinhas de limão e as de laranja e misture. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo sempre, e tempere com a cúrcuma, o sal e a pimenta-do-reino.
3. Se o molho ficar muito líquido, engrosse da seguinte maneira: retire 1/2 xícara do próprio molho com uma concha e coloque numa tigelinha. Adicione 1 colher (sopa) de farinha de trigo e bata com um garfo para dissolver bem. Acrescente a mistura na panela, mexendo muito bem para o molho não empelotar. Deixe cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário