Meus amigos

A Terceira Idade !!!

Envelhecer ... também é uma arte.E envelhecer bem ... é ESSENCIAL !
Aprender a aceitar inevitáveis mudanças em nosso corpo e em nossa mente é primordial para continuarmos uma vida saudável e principalmente feliz.
O desejo de controlar o envelhecimento é um anseio legítimo e sem dúvida faz parte da busca pela felicidade. A decadência de nosso corpo pode nos trazer a infelicidade, sendo que a consciência de sua finitude pode gerar a depressão. A rejeição à terceira idade é um mecanismo de defesa natural do homem.
A aceitação da terceira idade como uma realidade e a compreensão de que se pode ser plenamente feliz em qualquer idade é o caminho correto para se evitar a infelicidade.
Velhice está deixando de ser sinônimo de doença.... A melhora na expectativa de vida é um fato. Hoje quem tem 50 anos espera chegar aos 100 anos e com boa saúde.
A doença crônica não é uma conseqüência inevitável da idade, mas, o resultado de escolhas de estilos de vida. As maneiras de se alcançar a longevidade estão ao nosso alcance.
O que surpreende é que os idosos estão vivendo com boa saúde, com importante diminuição de suas incapacidades. Hoje os grandes centros que estudam o envelhecimento estão mais preocupados com a qualidade de vida do idoso do que com aspectos de saúde....
Eis alguns pontos básicos:
A alimentação correta, as atividades físicas e o bom estado psicológico formam a base destas mudanças.
O sal e a gordura animal são os grandes vilões da alimentação e devem ser evitados.
A atividade física feita com regularidade produz inúmeros benefícios com destaque para as doenças cardiovasculares.
A depressão, o stress, a ansiedade são muito prejudiciais para nossa saúde, repercutindo inclusive em nossa imunidade e devem ser combatidas.
A utilização constante de nossa mente é fundamental, tão importante quando os exercícios físicos. 
 Nossa sociedade também está recebendo as modificações positivas que estão ocorrendo no 1o. mundo e porisso nosso idoso deverá também ser mais saudável, como o norte-americano, mas devemos lutar para combater os aspectos negativos do 3o. mundo, como a miséria, a desnutrição e doenças infecciosas. Medidas realistas devem nortear as mudanças de nossos sistemas de saúde e previdenciário. Este é um desafio que temos para enfrentar nos próximos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário