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Não perca a calma no trânsito

         Conheça algumas dicas para ajudar você a relaxar e não se irritar quando estiver ao volante. Uma pesquisa de 2004, feita com 500 motoristas paulistanos (quer cidade melhor para discutir trânsito do que São Paulo?), estudou a quantas anda o estresse nas ruas.Entre as revelações, 92% dos entrevistados declararam se irritar ao serem “fechados”; 95% disseram que o maior fator de estresse é ter um carro grudado em sua traseira; 50% se irritam com um motorista lento na faixa da esquerda. Com todos estes fatores estressantes e angustiantes e um trânsito paradoxalmente cada vez mais parado e mais louco, relacionamos a seguir algumas dicas para ajudar você a relaxar, muito além do combo ar-condicionado + CD, e não se irritar quando estiver ao volante.


1. Socialize: Use suas habilidades femininas ao seu favor. Uma outra pesquisa sobre trânsito mostrou que 81,7% das mulheres (contra 75% dos homens) usam o tempo ao volante para se socializarem. Ou seja, a grande maioria das mulheres aproveita o tempo nos congestionamentos, por exemplo, para melhorar o relacionamento com amigos, com filhos, com o namorado. Você pode encarar isso como uma grande oportunidade, num mundo tão corrido, em que mal se tem tempo pra conversar.

2. Faça caminhos diferentes: Mesmo que o caminho também esteja congestionado, você muda o seu foco, começa a conhecer coisas novas, casas diferentes, outras árvores. Pense só: quando você faz um mesmo caminho todos os dias, você simplesmente pára de prestar atenção nas coisas, é como se ligasse o “automático” e seguisse em frente. Ao optar por uma rota diferente, você vai trabalhar sua atenção e, segundo especialistas, exercitar sua criatividade. Uma boa idéia é investir em um GPS e fazer um caminho diferente a cada dia. 
3. Aproveite para aprender uma língua diferente: Compre CDs de áudio com aulas de alguma língua que lhe interesse e transforme seu carro em uma sala de aula. Imagine só, com quarenta minutos de “aula” por dia, em seis meses você já vai saber o básico de uma nova língua!


4. Medite: Você nunca imaginou ser possível meditar no trânsito, né? Pois bem, o trânsito pode ser um local fenomenal para praticar meditação. Diga para si mesma: “inspirando”, ao inspirar, e “expirando”, ao expirar. Ou mentalize um mantra, uma frase. Vá se percebendo mais corajosa, mais confiante, mais “presente” onde você está. Lembre-se sempre de respirar, calma e pausadamente.


5. Trabalhe o alongamento/relaxamento muscular: Faça uma automassagem. Pressione suavemente seus ombros, seu pescoço. Alongue seu pescoço, para frente e depois para os lados. Alongue as mãos (para cima e para baixo), os braços, rotacione os pés de um lado e do outro. Esses exercícios simples podem prevenir dores musculares chatas depois de muito tempo em um congestionamento mais chato ainda.


6. Fotografe! Essa é uma dica inusitada mas muito divertida. Leve com você uma câmera fotográfica e aproveite os momentos para tirar fotos das paisagens, dos outros carros, dos pedestres, dos prédios... as opções são inúmeras, e você pode acabar se apaixonando por um novo hobby.


7. Programe seus horários: Esta última dica não é para relaxar durante o congestionamento, mas para evitá-lo. Sair com 15 minutos de antecedência faz milagres. Muito melhor chegar antes do que atrasada – e, caso você esteja muito adiantada, dê-se um presente: pare para tomar um café, comer um docinho. A sensação de estar adiantada certamente é muito mais agradável e menos estressante do que estar atrasada – ou presa num trânsito daqueles.  


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