Meus amigos

Limpeza ecológica

Aprenda a preparar uma mistura para limpar pisos, armários e o vaso sanitário sem usar produtos químicos.
É possível limpar o piso, azulejos e armários com essa mistura. Com um borrifador cheio, você consegue limpar uma casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
Confira os ingredientes:
- 1 litro de água
- 1 pitada de sal
- dois dedos de vinagre branco
- 6 gotas de limão
- 4 colheres de chá (cheias) de bicarbonato de sódio

Para limpar o vaso sanitário, misture só a água, o bicarbonato e o sal e dispense os outros ingredientes. Deixe a mistura agir por meia hora. 
 Bicarbonato de sódio - limpeza ecológica e barata!
Sempre que eu vou limpar alguma coisinha aqui em casa eu me pego pensando: nossa, quanto desperdício de produtos químicos, para onde vai tudo isso? E ainda, todos esses produtos estão super caros! Que tal utiliza-los somente quando extremamente necessário?
O bicarbonato de sódio e bem fácil de encontrar e muito eficaz contra todo o tipo de odores, é um poderoso agente de limpeza! É, acima de tudo, um produto de limpeza amigo do ambiente.

DICAS:
    Use uma garrafinha com bico ou um borrifador para fazer a mistura quando necessário.
    Desentupir canos: esqueça os produtos tóxicos normalmente utilizados para desentupir canos e faça-o de uma maneira 100% ecológica – coloque 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo do cano, adicionando logo de seguida, ½ xícara de vinagre branco.
    Panelas queimadas: polvilhe o fundo com bicarbonato de sódio e adicione um pouco de água,  deixe repousar durante algumas horas antes de lavar normalmente.
    Forno impecável: com partes iguais de água e de bicarbonato de sódio, crie uma pasta e espalhe-a por todo o interior do forno. Deixe : repousando" de um dia para o outro, esfregue bem o forno e depois retire tudo com um pano úmido.
    Superfícies limpas: para limpar bancadas de cozinha ou de banheiros, basta espalhar um pouco de bicarbonato de sódio sobre a superfície e limpar com um pano ou esponja húmida.
    Peças em aço inoxidável: devolva o brilho natural às peças e utensílios de aço inoxidável, lavando-as com uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
    Eliminar odores: para eliminar o cheiro de alimentos do freezer, de recipientes plásticos ou de outros recipientes, misture 1 colher de bicarbonato de sódio em ½ litro de água morna e lave como habitualmente. Pode ainda mergulhar os recipientes em questão durante alguns minutos nesta solução.
    Manchas de ferrugem: se tiver alguma coisa com manchas de ferrugem, uma forma ecológica de as retirar é misturar um pouco de bicarbonato de sódio e sumo de limão e esfregar até a mancha desaparecer.
    Bolor/mofo (em armários, banheiros...): espalhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre a área afetada e lave como habitualmente para retirar toda a sujidade acumulada.
    Manchas amarelas: os tecidos mais antigos ou aqueles que estão guardados durante muito tempo têm a tendência de ganhar manchas amarelas. Estas podem ser retiradas se ferver os tecidos durante uma hora numa panela com água, sal e bicarbonato de sódio.
    Sofás: para eliminar o odor de comida impregnada, tabaco ou de animais de estimação dos sofás, polvilhe a superfície com bicarbonato de sódio e depois use o aspirador.
    Paredes marcadas: se tem crianças em casa, o mais certo é ter paredes marcadas com lápis de cera. Para eliminar essas marcas das paredes, prepare uma pasta com partes iguais de água e bicarbonato de sódio e aplique diretamente nas marcas. Deixe secar e depois remova com um pano seco.
    Cinzeiro sem odor: para evitar o odor desagradável que um cinzeiro cheio emana, coloque um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário