Meus amigos

Dicas e receitas que salvam 2

 (2) Xarope bronquite
Casca de 12 bananas nanicas maduras cortadas em pedaços pequenos
1 rapadura, pura (não serve rapadura de mamão, ou com leite...) raspada ou picada em pedaços pequenos.
Coloque tudo numa panela e leve ao fogo baixo e vai mexendo sem parar, a rapadura vai derreter e cozinhas as cascas.. vai virar um doce escuro e espirra muito, portanto não faça com crianças proximo do fogão. Quando o 'doce' começar a desprender do fundo da panela é sinal que ja tá pronto. Deixe esfriar e dê pra pessoa com bronquite duas a tres colheradas de sopa ao dia. Além de ser gostoso ainda é remedio.


Pra gripe e pneumonia (aprendi essa receita com minha avó )
Pegue um abacaxi grande e lave bem as cascas, descasque e pique as cascas bem pequenas, coloque numa panela e cubra com mel puro, leve ao fogo baixo e deixe ferver até virar um xarope não muito ralo. Tomar tres ou quatro colheres de sopa ao dia.


Anemia
Corte uma beterraba em rodelas finas e coloque num prato, cubra com mel, tampe com uma peneira e depois um guardanadpo ou pano e deixe no sereno de um dia pro outro, retire o xarope que se formou e coloque num vidro dentro da geladeira, tome um pouquinho todos os dias. Não pode tomar muito, porque é muito doce e o mel em excesso pode provocar dores no estomago.


Bronquite
Separe sementes de algodão. coloque as sementes em uma frigideira ou panelinha e leve ao fogo baixo para torrar, sempre mexendo para não queimar. guarde em um potinho.
Escolha um dia da semana, por ex. toda sexta, para usar as sementes.
comece com uma semente. amasse uma semente com o garfo no fundo do prato, missture com o caldinho do feijão e coma com o restante da comida. na 2ª semana, 2 sementes.
Repita até a 7ª semana, sempre acrescentando uma semente, terminado, claro que, com sete sementes.
Então comece a fazer o inverso, toda semana diminuindo uma, até terminar com 1 semente. 

Xarope expectorante
- 1 maço de agião
- 1 abacaxi
- 3/4 xícara de mel
Descasque o abacaxi e bata no liquidificador grosseiramente (sem água), leve ao fogo junto com o agrião bem lavado (com os talos), ferva até parar de espumar, coe misture o mel, coloque em um pote de vidro e conserve na geladeira. Tomar 10ml 3x por dia.


Xarope para gripe, bronquite e tosse
Faça um chá com 1 litro de água, bem forte com poejo, guaco, hortelã e agrião - ferva a água, jogue sobre as ervas e abafe. Deixe em infusão à noite. De manhã, coe e reserve. Numa panela grande coloque açúcar mascavo e açucar branco (1 xícara de cada)para caramelizar. Junte uma mão de gengibre picada, uma laranja em rodelas, um limão em rodelas, canela em pau e dentes de cravo. mexa bem e junte o chá deixe ferver em fogo baixo e panela destampada até reduzir a um xarope grosso. Quando der ponto de calda grossa, deligue e coe. Junte meia xícara de mel puro e uma dose de conhaque de boa qualidade. Guarde em garrafa esterelizada, de preferência de vidro escuro.

Para pele!

Sabe quando voltamos da praia meio ardidos do sol? Por mais que não descuidemos do filtro solar , o calor sempre dá aquela tostadinha na pele. Depois do banho, é só passar delicadamente uma camada de iogurte geladinho na pele. depois retira bem de leve com uma algodão. É ótimo!


Tônico para o estomago
Alivia dores, azia e desconforto e pode tomar sem restrições:
01 erva doce (se for pequena inteira se grande use metade)
03 maçãs com casca lavadas
01 litro de água filtrada
Bata tudo no liquidificador, coe e tome.Se sobrar guarde em jarra com tampa na geladeira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário