Meus amigos

Usando a furadeira elétrica

Furadeira 
1. Para garantir que o furo seja feito na perpendicular, coloque um cubo de madeira próximo da broca, para servir de referência. Observe que você deve usar sempre uma das bordas do cubo como guia. Mantenha a broca paralela à borda do cubo, enquanto está furando.
Furadeira 
2. Perfurar metais pode provocar um super-aquecimento da broca e destruir sua têmpera. Para prevenir esse problema, pingue gotas de óleo de máquina junto à broca, enquanto está fazendo o furo. Quando tiver que furar madeiras muito duras (maçaranduba, por exemplo), passe sabão de coco na broca, antes de começar.

Furadeira 
3. Quando você precisar cortar um parafuso, faça-o com sua furadeira. Coloque duas porcas no parafuso, na altura correta do corte e aperte-as bem. Depois, prenda o parafuso na furadeira e segure a serra de metal contra o parafuso. Agora é só ligá-la. As porcas ajudam a manter a serra na posição correta para o corte e evitam que fique alguma rebarba no parafuso.
Furadeira 
4. Em algumas situações, quando você está usando a furadeira para aparafusar, é necessário garantir que o parafuso fique na posição correta. Uma forma simples é usar um grampo de cabelo para servir de "guia" para o parafuso. Segure o grampo com uma das mãos e com a outra, controle a furadeira (neste caso, aconselha-se a usar uma furadeira de velocidade variável).
Furadeira 
5. Quando precisar furar superfícies muito duras (madeiras como maçaranduba, paredes de concreto, azulejos, etc.) use um pequeno prego de aço para "marcar" a posição correta, fazendo um pequeno buraco no local. Desta forma, você evita que a broca deslize quando a furadeira for ligada, saindo da posição desejada. Para este tipo de utilização, o ideal é ter disponível uma furadeira de velocidade variável.
Furadeira 
6. Outra dica muito prática é o uso de um saco plástico (desses de supermercado) para evitar sujeira quando você está furando uma parede, por exemplo. Coloque um pedaço de fita crepe num dos lados do saco e cole-o na parede, bem próximo do local onde será feito o furo. Abra bem a boca do saco plástico. Agora é só furar e deixar que a poeira e os resíduos caiam dentro do saco. A fita crepe é importante pois, quando retirada, não deixa nenhuma marca no local.
Furadeira 
7. E já que estamos falando em furar paredes, você também pode colocar uma fita crepe sobre o local exato do furo, evitando, assim, que o buraco seja maior do que o desejado, na superfície da parede, devido a rachaduras indesejáveis na massa, provocadas pela vibração da furadeira.
Furadeira 
8. O uso de uma furadeira elétrica não se restringe a fazer furos! Você pode usá-la em diversas outras situações, como por exemplo, quando é preciso misturar tintas (em pequenas quantidades). Para isso, use um pequeno vergalhão de ferro (com aproximadamente 50 cm de comprimento), cujo diâmetro varie entre 3 e 4 mm. Certifique-se que o vergalhão não esteja curvado e de que esteja bem preso à furadeira. Recomenda-se o uso de equipamento com velocidade variável.
Furadeira 
9. Outro uso é a substituição da chave de fenda. Para aparafusar, use uma furadeira de velocidade variável (de preferência com giro nos dois sentidos - horário e anti-horário), com o acessório (no lugar da broca) que substitua a ponta da chave de parafuso, facilmente encontrada nas lojas de ferramentas.

10. Não deixe de conhecer e obedecer as instruções de uso da máquina de furar, entregues pelo fabricante junto com a ferramenta. Alguns cuidados adicionais com relação à segurança: use luvas e óculos de proteção e esteja sempre atento à posição das mãos quando do uso da furadeira. Lembre-se que ela pode causar ferimentos se não for utilizada de modo adequado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário