Meus amigos

Dicionário Básico de Internet

Para você está começando a navegar, pesquisei algumas bóias de salvação! Um dia você se vê na frente de uma tela de computador e, de repente, se dá conta que está cara a cara com o mundo inteiro. Um mundo virtual, mas super, superinteressante! Aí começam a aparecer aquelas dificuldades comuns aos marinheiros de primeira viagem. Não desanime...a web não é nenhum bicho de sete cabeças.

A primeira coisa a saber é que a web é formada por milhões de lugares conhecidos como sites ou websites. Existem sites de universidades, empresas, órgãos do governo, de lojas de comércio eletrônico e até sites pessoais. Como você já deve estar percebendo, nos sites as informações estão organizadas em páginas que estão ligadas entre si. Quando você acessa um site, entra naturalmente pela porta da frente, a home page. E, a partir daí, passa a navegar entre as opções de um menu ou a partir de chamadas que são clicáveis.
Outra percepção importante é que a Web tem um sistema de endereços específico e uma nomenclatura toda própria, que deve ser adotada. Para você conhecer essa nomenclatura, disponibilizamos este dicionário com os principais termos utilizados na Internet. Aqui tem tudo aquilo que você sempre teve vontade de perguntar e não tinha ninguém para responder. Já é um bom passo para ficar por dentro da Internet. 

Antivírus
Programa que verifica a presença de vírus no computador e imediatamente o elimina da memória da máquina. É fundamental ter um antivírus instalado no seu computador, especialmente a partir do momento em que você passa a usar o sistema de e-mail - que pode receber mensagens ou arquivos "infectados".

Attachment ("arquivo atachado")
Envio de um arquivo associado a uma mensagem. Alguns programas de correio eletrônico permitem que qualquer arquivo seja anexado junto à mensagem. Ao chegar ao destinatário, o arquivo associado pode ser copiado para o computador.

Bit
Abreviação de BInary digiT. Que quer dizer: um dígito de um número binário (0 ou 1). Um byte é um conjunto de oito bits. Quaisquer caracteres manipulados por um computador são constituídos de bytes.

bps 
Significa Bits per second (bits por segundo). Velocidade de transmissão de bits. Um modem cuja velocidade é de 28.800 bps transmite 28.800 bits a cada segundo.

Browser 
Nada mais é que o paginador ou navegador. O browser é um programa que é usado para explorar a World Wide Web (www).

Chat
Em inglês, significa bater-papo. Hoje nos grandes portais existem salas de chat para os mais diversos públicos.

Criptografia
Termo que designa qualquer técnica para embaralhar dados de tal forma que os mesmos só poderão ser compreendidos por quem possuir uma chave de decodificação apropriada. Na Internet, técnicas criptográficas são usadas para proteger a privacidade de e-mails, de números de cartões de créditos em compras on-line, senhas de banco, por exemplo.

Dial-up 
Tipo de conexão entre computadores no qual um é definido como usuário e outro como servidor de rede. Estabelecida a configuração, o programa de dial-up se conecta ao computador definido como servidor.

Domínio
As categorias de endereços da internet que representam países ou tipos de organização. Os domínios .com são usados como endereços de empresas comerciais. Existem outros como .gov (governo) e .org (organizações sem fins lucrativos). Quando esse domínio é americano usa-se apenas o .com, no Brasil é .com.br, no Japão .com.jp

Download
Ato de copiar arquivos de um computador remoto para a sua própria máquina via FTP.

Emoticons 
Os emoticons são símbolos usados para expressar emoções que já fazem parte da linguagem da web, seja na comunicação por e-mail ou ainda nas salas de bate-papo. Confira os emoticons mais conhecidos e usados na internet:

:-) felicidade
:-( tristeza 
:-0 susto 
X-) vergonha 
;-) piscando 
[]'s abraços 
:-x mandando beijo
:-@ grito 

FAQ 
Frequently Asked Questions - Lista com as perguntas mais frequentes sobre um determinado assunto. Geralmente é o local onde os internautas tiram as suas dúvidas a respeito de serviços ou do site.

Fórum
Na internet esse título indica um espaço para que você possa deixar uma mensagem sobre determinado tema.

FTP Anônimo
Sites na Internet que permitem a qualquer usuário da rede conectar-se e transferir arquivos, seja de seu computador para o servidor, seja em sentido contrário. A expressão "anônimo" quer dizer que o site é livre e que o usuário não precisa se identificar para ter o direito de retirar ou depositar arquivos.

Hardware
Componentes físicos de um computador. Ex: teclado e monitor.

Home-Page
Página de apresentação. A primeira página que o usuário vê ao entrar em um determinado endereço na World Wide Web.

Host
Computador ligado permanentemente à rede, que armazena arquivos e permite o acesso de usuários.

Internet
1. Com inicial maiúscula, significa a "rede das redes". Originalmente foi criada nos EUA, acabou por se tornar uma associação mundial de redes interligadas em vários paises.
A Internet originalmente foi desenvolvida para o exército americano, hoje é utilizada em grande parte para fins acadêmicos e comerciais. Provê transferência de arquivos, login remoto, correio eletrônico, news e outros serviços;
2. Com inicial minúscula significa genericamente uma coleção de redes locais e/ou de longa distância, interligadas por pontes.

Keyword ou palavra-chave
Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados, que traz em si o significado de um assunto; através dela, é possível localizar esse assunto.

Link
Quando chega a uma página da Web o usuário descobre que, clicando em determinadas palavras, que são destacadas com uma cor diferente ou sublinhadas, novas páginas são mostradas no navegador. Algumas imagens também contêm ligações para outras páginas. Esses pontos são chamados de links. Quando o cursor é posicionado sobre um link, o cursor se transforma em uma mãozinha. É por meio de links que as páginas da Web se interligam, formando uma teia virtual de alcance mundial. É possível passear por servidores de muitos países diferentes apenas clicando em sucessivos links.

Login
O login é o nome que o usuário utiliza para acessar o servidor da rede. Para entrar na rede, você precisa digitar sua identificação(login), seguido de uma senha (password).

Modem 
O Modem é a ponte entre os sinais analógicos e digitais. Sendo assim, converte os dados digitais ligado e desligado (1 e 0) em um sinal analógico variando, ou modulando a freqüência de uma onda eletrônica, um processo similar ao utilizado pelas estações de FM. Como ponta de recepção de uma conexão eletrônica, o Modem faz exatamente o oposto: demodula os sinais analógicos em códigos digitais. Os dois termos, MOdular e DEModular, deram ao modem seu nome.

Nick name
Nome ou apelido usado para identificar o usuário na Web.

Plataforma
O hardware e o software do sistema que constituem a fundação básica de um sistema de computador.

Plug-in: 
Pequeno programa que é acoplado ao navegador, acrescentado-lhe mais funções.

Portal
São sites, como o IG (Internet Grátis), que funcionam como uma porta de entrada à internet, oferecendo serviços e dando links para outros sites de conteúdo.

Provedor
São instituições que se conectam à Internet através de servidores, com o objetivo de fornecer serviços a ela relacionados a outras instituições e pessoas. A partir do momento em que se está conectado a um provedor, utilizando-se uma conta, pode-se utilizar a Internet.

Rede 
Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços.

Script 
Um atalho de programação que fornece ao usuário não técnico uma maneira de criar um conteúdo mais rico em seu respectivo computador e fornece aos programadores uma maneira rápida de criarem aplicativos simples.

URL 
URL ( Universal Resource Location ) é um identificador na Internet que mostra qual tipo de servidor deve ser acessado, o equipamento onde a informação reside e sua localização neste equipamento, como por exemplo : http://www.americanas.com.br

WWW 
World Wide Web. Serviço da Internet baseado em hipertexto, que permite o uso de imagens, sons e sofisticadas interfaces multimídia.

Agora que você já está por dentro da WEB, veja qual é o computador ideal para entrar neste novo mundo.

O que é Internet

A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é um processo da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet). Todos os computadores que entendem essa linguagem são capazes de trocar informações entre si. Assim podem se conectar máquinas de diferentes tipos, sejam eles PC's, Mac's e Unix.
A Internet é organizada na forma de uma teia. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional, basta conectar-se a um computador ligado à Internet em sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. São máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, conhecidas como servidores, controladas por universidades, empresas e órgãos do Governo.
As informações na Internet passam por vários computadores até chegarem aos seus destinos.

Essa forma de funcionamento garante um custo baixo de conexão. Você só precisa pagar a ligação local e o seu fornecedor de acesso. Essa empresa ou instituição cobra taxa mensal de cada usuário para cobrir, entre outros, os custos da conexão com a rede.

O Provedor de acesso faz a ligação entre o seu computador e a Internet.

Serviços Internet
WEB
 O principal serviço da Internet é a Web, a parte multimídia da rede. É na Web que você pode ler jornais eletrônicos, fazer compras em shoppings virtuais e consultar banco de dados. É possível ainda saltar de um lugar para outro na Internet por meio de páginas interligadas.
A quantidade e a diversidade do conteúdo colocado na web é tão grande que é preciso utilizar serviços de catalogação para encontrara as informações que você está procurando. Na maioria das home pages essa tarefa fica mais fácil, com a utilização geralmente dos "Gophers" da Internet, ou seja, ferramentas de busca como o RadarUol, Cadê, Surf, etc...

Correio Eletrônico
 Com o correio eletrônico, pode-se enviar mensagens para qualquer usuário da rede. O texto chega ao destino em minutos. (ou horas, dependendo do tráfego) e o usuário não precisa estar conectado para receber a mesma. A mensagem fica armazenada em uma caixa postal eletrônica até que o destinatário resolva abrir o envelope digital.

Transferência de Arquivos
 Com o FTP (File Transfer Protocol) é possível copiar programas gratuitos de servidores da rede. A maioria destes servidores está localizado em univesidades e contém todos os tipos de Softwares.
Você pode encontrar desde utilitários anti-vírus, até aplicativos completos.

Grupos de Discussão
 A Internet é uma grande comunidade virtual. Como toda comunidade, tem clubes, que reúnem pessoas com interesses semelhantes. Na rede esses clubes são chamados de grupos de discussão e podem acontecer de duas formas: existem os grupos da Usenet, que funcionam como quadros de avisos divididos por assuntos, e os canais de Chat, onde os usuários podem bater papos ao vivo em salas especiais para cada assunto.
Na Usenet, você pode entrar no grupo dos fãs do seriado "Os Simpsons", ler as mensagens dos demais usuários e enviar suas próprias contribuições. Existem mais de dezesseis mil grupos na Usenet. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário