Meus amigos

Pelotas 200 anos. (parte9)

Mitos arquitetônicos

Muitos populares pelotenses acreditam na existência de túneis de fuga, também conhecidos como saídas francesas, nos subterrâneos do município. A maioria desses mitos surgiu com os porões altos, encontrados na maioria dos prédios mais antigos da cidade; às ligações entre casas de uma mesma família, raramente feitas por baixo da terra; com poços ou cacimbas, encontrados principalmente em construções anteriores à criação da Companhia Hydraulica Pelotense, no final do século XIX; e com os dutos coletores das redes de esgotos e de águas pluviais, que se estendem por boa parte do centro de Pelotas e podem ser considerados verdadeiros túneis, já que em alguns trechos chegam a ter 1,94 metros de altura e mais de 2 km de comprimento.

                                                     Esportes

Pelotas é um município que muito contribui para o esporte nacional, contando com inúmeros atletas em diversas modalidades esportivas. Particularmente, é um município pujante no futebol, a grande paixão nacional. Três clubes representam as cores do município em diversas competições nacionais e regionais:


     Mídia - Televisão

    Em Pelotas estão localizadas as sedes de três emissoras de televisão gaúchas: a RBS TV Pelotas (canal 4 VHF), que transmite a programação da Rede Globo, a TV Pampa Sul (canal 13 VHF), que transmite a programação da RedeTV!, e a TV Nativa (canal 18 UHF), que transmite a programação da Rede Record. Todas elas têm programação local e cobrem grande parte da região sul do estado. Os demais canais são repetidoras de outras emissoras de televisão.

    TV por assinatura e banda larga

    Dominando o Mercado de televisão por assinatura, a Viacabo, antiga Pansat, já faz história pelo seu lançamento em 1991, com apenas 16 canais, foi uma das primeiras operadoras do país, colocou a cidade no mapa da vanguarda tecnológica, e hoje disponibiliza aos pelotenses até o serviço de TV digital, sendo uma das poucas cidades do Brasil com tal tecnologia, além do serviço de internet por cabo.

    A Net também oferece serviços de TV por assinatura e banda larga na cidade de Pelotas, incluindo telefonia, e buscando investir para alcançar seu concorrente, nativo da cidade.
    Desde 2009 a Oi (antiga Telemar e Brasil Telecom) disponibiliza para a Cidade de Pelotas o serviço de tv por assinatura a Oi TV; além de continuar com telefonia fixa, móvel, DDD, banda larga, internet.

     Rádios


    FM 89,5 MHz - Alegria93,3 MHz - Aleluia94,5 MHz - Alfa95,3 MHz - Atlântida Pelotas (Rede Atlântida) • 99,9 MHz - União104,3 MHz - Mix FM104,9 MHz - Imigrantes107,9 MHz - Federal AM 620 kHz - Pelotense740 kHz - Nativa1160 kHz - Universidade1250 kHz - Tupanci1320 kHz - Cultura

                                                                           Jornais

    Há dois jornais em circulação no município, o Diário Popular de circulação diária, sendo o terceiro jornal mais antigo do Rio Grande do Sul, com 120 anos de idade, e o Diário da Manhã, também de circulação diária, em forma de tablóide e que tem 31 anos de circulação pela cidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário