Meus amigos

Pelotas 200 anos. (parte7)

Religiões

Santuário católico de Guadalupe, localizado no distrito da Cascata.

Quanto à religião, a maioria dos pelotenses (aproximadamente 50%) afirma ser católica romana, seguida pelas religiões protestantes (principalmente entre a população de origem alemã), como a Evangélica Luterana e a Anglicana. Inclui-se entre os cristãos um número crescente de Testemunhas de Jeová. Também são dignos de nota o espiritismo, rituais afro-brasileiros (como umbanda e candomblé) e os santos dos últimos dias (mais conhecidos como mórmons).

                                                              Educação

Faculdade de Direito

Ifsul
O município conta com cinco instituições de ensino superior (Universidades): Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdades Anhanguera, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) e Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Também possui quatro grandes escolas técnicas: Escola Técnica Estadual João XXIII, Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello, Conjunto Agrotécnico Visconte da Graça - CAVG do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) e o próprio (IFSUL).
Também há muitas escolas de ensino fundamental e ensino médio no município, sendo estas escolas particulares (como o Colégio São José e o Colégio Gonzaga); e públicas, sob administração estadual e municipal como por exemplo o Colégio Pedro Osório. Entre as instituições de ensino sob administração municipal está o Colégio Pelotense, a maior escola municipal do Brasil e uma das maiores da América Latina.


Saúde

Santa Casa de Misericórdia

Pronto socorro municipal
Os hospitais mais tradicionais da cidade são a Santa Casa de Misericórdia (fundada em 1847) e o Hospital Beneficência Portuguesa (fundado em 1857). Também há o Hospital Miguel Piltcher, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) ligado a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Hospital Escola, ligado a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo administrado pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) (mais conhecido como "Hospital da FAU"). O município conta também com um hospital psiquiátrico, o Hospital Espírita de Pelotas.

                                               Cultura

Teatro escola de Pelotas
Com a mistura étnica que caracteriza Pelotas, não é surpreendente que seja um rico centro cultural e político, sendo conhecida como a Atenas Rio-Grandense.
Berço e morada de inúmeras personalidades da cultura nacional, como do escritor regionalista João Simões Lopes Neto (1865 - 1916), autor de Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912) e Lendas do Sul (1913), de Hipólito José da Costa - patrono da imprensa no Brasil, e do pintor Leopoldo Gotuzzo, cujos trabalhos ultrapassaram as fronteiras de Pelotas conquistando prêmios e exposições até na Europa, e o já citado Antônio Caringi (1905 - 1981), escultor pelotense reconhecido internacionalmente, e do senador Joaquim Augusto de Assumpção, fundador do Banco Pelotense.
Atualmente, o Centro Cultural Adail Bento Costa funciona, também, como a sede da Secretaria Municipal de Cultura, contando com duas salas de exposições (Inah d'Ávila Costa e Antônio Caringi) além do Bistrô, utilizado para eventos em geral. O prédio faz parte do patrimônio tombado pelo IPHAN e fica localizado à Praça Coronel Pedro Osório, 02.

Biblioteca

Sede da Biblioteca Pública de Pelotas.

A Biblioteca Pública de Pelotas foi idealizada por Antônio Joaquim Dias, diretor do jornal Correio Mercantil. A primeira diretoria reuniu José Vieira da Cunha, Saturnino de Arruda, Carlos Pinto e José Roiz de Araújo. Foi inaugurada em 5 de março de 1876, em um terreno cedido pelo visconde da Graça, contando na época com 900 volumes. Foi depois construída sede própria, na atual Praça Coronel Pedro Osório. O segundo piso da Biblioteca Pública Pelotense foi construído na gestão do prefeito Joaquim Augusto de Assumpção Júnior.

                                                          Teatros e museus

Teatro Guarani
Teatro 7 de abril
Pelotas conta com dois teatros: o Teatro Sete de Abril, que é um dos mais tradicionais e o mais antigo em atividade no Brasil, e cuja construção é de 1831, além do Teatro Guarani.
O município possui diversos museus: Museu de História Natural Carlos RitterMuseu de Arte Leopoldo GotuzzoMuseu da Baronesa, Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção, Museu do Charque, Museu do Doce, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra João Paulo II, Memorial da Praia do Laranjal Arthur Augusto de Assumpção, entre outros.

Um comentário:

  1. Meus parabéns pelo excelente blog, cheguei ao mesmo fazendo pesquisas sobre a bela cidade de Pelotas e da escola técnica federal de Pelotas, local donde estive no ano de 1969 participando do JEBEI-jogos estudantis do ensino industrial pela escola técnica federal do Pará, resolví matar as saudades, pois, conseguí fazer ótimas amizades nesta cidade; pesquiso informações destes jogos estudantis, apenas, para matar saudades. Meus parabéns por este blog com belas páginas e informações que ficam em nossa memória. Moro na cidade de Monte Dourado-Pará e tenho como hobby a arte fotográfica nas horas de lazer e donde insiro em www.panoramio.com/user/heraldoamoras para que as pessoas conheçam nossa Amazônia, não são comerciais, pois, tenho como meta levar para as escolas, universidades e público a visão real de nossa Amazônia. Um grande abraço e sucesso. Heraldo Amoras-Monte Dourado-Pará

    ResponderExcluir