Meus amigos

Veja dicas para se recuperar do ex

Você estava amando. Muito apaixonada, já tinha planejado até uma lua-de-mel. E então, acabou. Depois de incontáveis potes de sorvete, você voltou a sair por aí, imaginando as pessoas cochichando: "Tenha cuidado, ela está em recuperação!" 

O dicionário da mulher moderna define "recuperação" como "renascer depois de uma colisão ou impacto com alguém; se recompor de uma frustração." Isso é ótimo! Então porque achamos que uma pessoa em recuperação é carente, sozinha e - como poderia dizer? - "corna"? E por que nós acreditamos que relações que acontecem na fase de recuperação são amaldiçoadas antes mesmo de começar?

Na verdade, é que as relações "de recuperação" podem ser desastrosas, mas também podem ajudar, ser saudáveis, e até divertidas, se você seguir algumas regrinhas.

"Quando você está em recuperação, você deve ser mais corajosa, aberta, menos tímida, mais independente e mais você mesma", diz Kerry Colburn, co-autora do livro Rebound Rituals (rituais de recuperação, em livre tradução para o Português). Agora aprenda a trabalhar por sua recuperação.

Saiba o que você quer
Seja honesta. Você está procurando diversão pra esquecer até o nome dele ou você precisa de alguém que a trate bem para ajudá-la a levantar sua auto-estima? "O que você precisa é se conhecer, o que te dá ferramentas para fazer escolhas saudáveis, ao invés daquelas que vão piorar seu ego ferido", diz Rick Pimental-Habib, psicoterapeuta e autor do livro O Poder de um Parceiro. Além disso, saber o que você procura significa que você não vai fazer outras pessoas sofrerem (não que você se importe muito com isso agora, mas acumula um bom carma!).
A não ser que seja somente uma noite, diga para o "objeto de sua recuperação" sua estória recente e que você não está preparada para um relacionamento sério. Assim que você se abrir, estará pronta para ir em frente. "Nós somos adultos e se a outra pessoa quiser continuar, até mesmo se ela esperar algo mais, ele saberá o que realmente se passa e você não precisa se sentir culpada por isso", diz Colbur

Dê-se um tempo
Talvez você já tenha procurado seus ex-namorados antes mesmo de seu ex sair pela porta. De qualquer maneira, talvez você precise ficar sozinha por um tempo. "Cada fim de namoro e cada pessoa requer um tempo diferente para se recuperar", diz Jennifer Worick, que enfatiza que não há tempo determinado para seguir em frente depois de um fora.

E aqueles amigos e parentes que falam que é muito cedo para você namorar alguém ou que você deveria sair mais? Dr. Rick aconselha que você não deixe que os outros o influenciem. "Os 'você deve' dizem respeito a quem fala, não a você". Tenha certeza que você aprendeu com o término de namoro e pensou sobre o que você quer para futuras relações. Assim você não sai correndo de um relacionamento para outro igual.

Recuperar, não requentar Humanos são criaturas de hábitos arraigados. Às vezes, algumas coisas no seu relacionamento "de recuperação" podem parecer horrivelmente familiares. Margarete Morell diz que "o grande amor da minha vida era alto, magro, sarado, inteligente e usava sapatos da marca Campers. Depois de alguns meses que ele me chutou, eu conheci Casey, que era mais alto, mais magro, ruivo, sarado, usava óculos e Campers. Eu tentei me convencer de que estava com ele porque gostava, não porque ele se parecia com Daniel, mas era mentira."
 Pior do que uma semelhança física, é se o novo caso tem os mesmos defeitos do que seu ex. "Não entre em um círculo vicioso", diz Colburn. "Tente novas experiências com uma pessoa totalmente nova". Fazendo isso, você se abre para novas possibilidades, tira o ex da sua rotina e pára de usá-lo de exemplo para medir qualquer um que se aproxime.

Dê uma chance à paixão
A sabedoria popular diz que uma relação depois de um rompimento pode embelezar sua vida, mas não vai ser seu amor para sempre - mas os especialistas discordam. Muitas histórias de amor começam com: "Eu tinha acabado de sair de um relacionamento e não estava procurando nada sério". Se você já pegar pesado, reveja seu comportamento. "Sua habilidade para se encontrar e este novo relacionamento são incompatíveis", alerta Worick.

Para ajudá-lo a entender a diferença entre se apaixonar por alguém ou se apaixonar por qualquer um para que você não fique sozinho, Dr. Rick recomenda acreditar em um amigo que quer vê-la feliz, e que não seja uma pessoa que sempre concorde com tudo. "Amigos honestos não devem dizer o que você quer ouvir. Escute o que eles acham de seu comportamento e de suas escolhas", diz.

No fim das contas, um relacionamento "de recuperação" pode nos dar dicas sobre o que nós queremos na próxima relação, um senso maior de nós mesmos e um jeito divertido de provar se você superou o ex.

Dicas

1 - Uma das dicas para se livrar das lembranças do ex é apostar em pessoas bem diferentes do ex

2 - Manter o controle ao encontrar o ex com uma nova namorada é fundamental

3 - Se os parceiros já eram amigos antes do relacionmento, as chances de retomar a amizade são maiores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário