Meus amigos

Sobrevivência na Net para Pais e Professores

Fique atento e participe. É nossa obrigação ensinar os jovens a usar a Internet — e todos os outros meios de comunicação — com segurança e responsabilidade. Da mesma forma que os ensinamos a se alimentar corretamente e a dirigir com segurança, devemos ensiná-los como agir com segurança, responsabilidade e respeito na Internet.

Faça a sua parte. Verifique os sites, analise as classificações, explore as ferramentas de segurança e privacidade e os recursos de controle para pais. Não se deixe intimidar pela Internet.

Converse com seus filhos ou alunos. Questione -os sobre o que estão fazendo na Internet e quem são seus amigos.

Fale sobre segurança. Certifique-se que eles sabem como evitar riscos. Instrua-os para nunca anunciar festas, divulgar informações pessoais ou marcar encontros com estranhos.

Defina regras. Estabeleça limites de hora e local, e códigos de conduta. Se tiver crianças pequenas que usam a Internet, tente manter os computadores com acesso à Internet em um cômodo central de sua casa.

Reporte atividades suspeitas ao seu provedor de serviços de Internet. Se a atividade suspeita for no orkut, reporte-a usando a ferramenta de denúncia de abuso.

Ensine os jovens a analisarem as informações on-line com uma visão crítica. Nem tudo que aparece na web é verdadeiro. Ensine-os a utilizar as informações da Internet com inteligência.

Use o senso crítico para os seus próprios hábitos na Internet. Os jovens seguem o nosso modelo. Se não quer que seu filho ou aluno faça o mesmo que você está fazendo na Internet, você deve pensar duas vezes sobre os seus próprios hábitos.

Abrace a causa deles. Faça download de músicas, envie mensagens instantâneas, jogue games on-line e visite o orkut. Não só eles acharão o máximo, mas você saberá do que se trata e como lidar com isso!

Lembre-se de que a Internet veio para ficar. É sua função ajudar nossas crianças a ficarem espertass e seguras ao utilizar a Internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário