Meus amigos

Serviço a FRANCESA.


Se você pretende fazer um jantar formal com um serviço à francesa, é indispensável que você possa contar com uma ou duas pessoas (duas, se você tiver que servir mais de oito pessoas) habilitadas para o serviço.

Eis as regras gerais que não devem ser esquecidas:

1- O garçom serve primeiro a convidada à direita do anfitrião, continuando sempre à direita, atendendo as senhoras. Chegando a vez dos convidados, começará pelo que estiver à direita da dona da casa, continuando o serviço à direita. Alguns exigem que os anfitriões sejam servidos em último lugar. No entanto, é perfeitamente normal que eles sejam atendidos pelo garçom à medida que o mesmo faz a volta à mesa. Este serviço ficará melhor se for executado por dois garçons, os quais, partindo cada um da direita dos donos da casa, servem convidados e convidadas, terminando nos anfitriões.

2- Colocar e oferecer pratos sempre pelo lado esquerdo do convidado. Pela direita, servem-se as bebidas e removem-se os pratos servidos, evitando tomar a frente de quem estiver sentado.

3- Para oferecer a comida, o garçom deve segurar a travessa na palma da mão esquerda, apresentando-a lateralmente ao convidado. Se a travessa estiver muito pesada, é perfeitamente próprio usar a mão direita para dar apoio. Os talheres de servir devem estar sempre com os cabos para o convidado. Se necessário, deve-se corrigir a posição dos mesmos depois que cada pessoa se serve. A travessa deve ser apresentada a um nível que facilite ao convidado servir-se sem maiores problemas.

4- Todas as travessas devem ser apresentadas sempre com uma toalha de serviço (um guardanapo grande também é apropriado), dobrada em quatro, sob as mesmas. Ela protege a mão do garçom do calor dos alimentos e oculta-a, se estes últimos estiverem sendo servidos em pratos de vidro. Para colocar e retirar pratos, ela não precisa ser usada.

5- Deve-se a encher os copos de água ou vinho sempre que estiverem vazios, sem retirá-los da mesa. O garçom deve conservar o guardanapo na mão esquerda para enxugar pingos ocasionais.

6- É indispensável a quem serve, que se movimente sem barulho e sem incomodar os convidados, que não devem ser tocados.

7- Os copos devem ser manuseados apenas em sua parte inferior, nunca pela boca. Outro ponto importante é evitar que o polegar apareça na borda do prato que se está colocando ou retirando.

8- Nunca se deve começar a retirar os pratos antes que todos os convidados já tenham acabado.

9- Quando chegar a hora de retirar, fazer primeiro com as travessas, depois os pratos e talheres usados, os copos e, por último, os talheres limpos, saleiros etc. Para recolher esses dois últimos itens, utilize uma bandeja.

Antes do jantar ser servido, algumas providências devem ser tomadas:

1- Os copos de água deverão ser cheios até 3/4 de sua capacidade.

2- Se forem usados pratinhos para pão e manteiga, em cada um deles deverá ser colocada uma porção de manteiga.

3- A cadeira deve ser disposta em frente a cada lugar, com a parte de frente do assento na direção da borda da mesa.

4- Se houver velas, deverão ser acesas.

5- No caso de ser servida alguma entrada (ostras, coquetéis de fruta ou de camarão, sopa, etc.) esta deverá ser colocada à mesa antes dos convidados sentarem.

6- Com a entrada, se for o caso, servem-se fatias de pão torrado ou bolachinhas.

Servindo o prato principal:

Depois que todos já tiverem se servido da entrada, o garçom retira os pratos servidos e, no caso de sopa, o prato raso de serviço também. Os coquetéis já devem vir em recipientes próprios sob os quais se colocam pires que protegem o prato de serviço. No caso da sopa, o prato da mesma pode não estar muito limpo embaixo, sujando o prato de serviço. Se este estiver limpo, poderá voltar à mesa para servir o prato principal.

Em seguida, devem vir da cozinha, um a um, os pratos que substituirão os usados, colocando-os pela esquerda, na ordem em que vão ser servidos. Se, para facilitar o trabalho, for melhor trazer os pratos dois a dois, um deles ficará esperando na mesa auxiliar. Passa-se, então, ao serviço propriamente dito, com as normas já devidamente estabelecidas acima.

O vinho, se houver, vem depois de servido o prato, com o garçom enchendo primeiro o copo do dono da casa (o que evita que algum pedaço de rolha venha a cair no copo de algum convidado, propiciando, também, ao anfitrião, um exame antecipado da bebida que poderá ser recusada, se não estiver satisfatória). A senhora à direita do dono da casa será a próxima e assim por diante.

O procedimento para servir um segundo prato é idêntico, havendo, naturalmente, a necessidade de se remover os pratos usados.

Há quem goste de servir saladas com ou após o prato principal. Nesse caso, é melhor usar saladeiras pequenas, já servidas da cozinha, colocando-as ao lado esquerdo ou sobre o prato de serviço, conforme for o caso. Não esquecer, então, de colocar à mesa o garfo para salada, à esquerda do prato, antes do garfo de carne.

Servindo a sobremesa:

Removem-se os pratos de cada lugar com a mão esquerda ou, se houver pratos para pão, retira-se o prato de serviço com a direita e o do pão com a esquerda.

Saleiros, pimenteiros e talheres não utilizados são retirados com o auxilio de uma bandeja pequena. Se necessário, limpa-se ligeiramente a mesa com um guardanapo, enchendo-se em seguida os copos de água.

Em cada lugar serão colocados pratos e talheres para a sobremesa, passando-a, então, para que os convidados dela se sirvam.

Se a sobremesa for do tipo individual, pode vir servida da cozinha, com o talher colocado no próprio prato.

No caso de serem adotadas lavandas, encha os recipientes com água morna e limão. Se foi servido algo que o convidado tocou com os dedos (aspargos, alcachofra), água fria com pétalas de rosa ou uma flor pequenina são indicados. As lavandas vêm da cozinha colocadas no prato em que se vai servir a sobremesa, sobre toalhas pequeninas de linho. Os talheres de sobremesa a acompanham. O convidado retira os talheres e a lavanda, colocando-a, ainda sobre a toalhinha, à esquerda do lugar, e dispondo a colher à direita e o garfo à esquerda de seu prato.

A ordem dos últimos pratos de um jantar é a seguinte: queijo, sobremesa e frutas. Os queijos são servidos com pequenos pedaços de pão ou bolachas. As únicas sobremesas que podem ser apresentadas depois das frutas são os sorvetes. Mas isto não quer dizer que você precise servir estes três itens. Basta uma boa sobremesa e o seu jantar terá o êxito assegurado.

Apenas mais um lembrete. Se você pretende adotar o uso da lavanda e vai servir, além da sobremesa, frutas, a lavanda só deve aparecer quando o prato para as frutas vier substituir o de sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário