Meus amigos

Serviço À americana



Brunch

Moda inventada pelos americanos, é a mistura do café da manhã (breakfast) com o almoço (lunch), daí o nome brunch. É ideal para festas que acontecem pela manhã e ultrapassam o horário de almoço, como primeira-comunhão, batizados, bar mitzvah e por que não uma reunião com os amigos ou uma festa de aniversário? A tendência é ousar! E você pode servir o que tiver vontade, desde que sirva componentes de café da manhã e de almoço, como leite, café, chá, geléias, pães, quiches, pratos quentes, refrigerantes e, inclusive, bebidas com álcool e doces.

O sistema é americano:
Você arruma tudo mun bufê, desde o leite até os doces, e deixa cada um se servir à vontade. Se você colocou pratos em réchaud, prete atenção ao fogo, para que não fique muito forte a ponto de queimar o alimento, ou então se apague, deixando que os pratos esfriem. A mesa só deverá ser tirada depois que o último convidado tiver ido embora.

À americana

Não importa o tipo de refeição, o serviço americano (bufê) resolve, de forma simpática, o problema de falta de espaço para reunir um grupo grande de amigos.

Todos os pratos são colocados em uma única mesa e cada convidado se serve à vontade.
Para que tudo corra bem, você só precisa pensar no cardápio e na melhor forma de acomodar a mesa e os convidados.

O cardápio para um jantar americano deve constar de uma entrada fria, um prato quente com acompanhamento, sobremesa, café e licores ou conhaque.

As bebidas, além de aperitivo, podem ser cerveja ou vinho, dependendo do que for servir.

A arrumação da mesa, no jantar americano, deve facilitar a circulação dos convidados.

1 - Se houver espaço suficiente, ajeite a mesa no centro. Se não, encoste-a numa parede. É importante deixar espaço à sua volta para permitir a circulação. Se a mesa for pequena, disponha nela apenas os pratos, talheres, guardanapos, copos e bebidas.

2 - De um lado da mesa, disponha pratinhos e garfinhos para entrada fria, pratos, garfos grandes e guardanapos. Do outro lado alinhe as travessas, cada qual com seu talher para servir. Em uma das extremidades, ajeite os copos e as bebidas. O vinho e a cerveja podem ser servidos momentos antes do jantar. Na outra extremidade, ponha o cestinho com pães. Ao centro, coloque um arranjo de flores.

3 - Quando todos terminarem, tire tudo da mesa e coloque pretinhos, talheres e a sobremesa. Sorvetes, cremes e mousses podem ser servidos em taças ou tijelinhas individuais.

Dicas:
- Mantenha as travessas sempre abastecidas.
- Tenha vários abridores de garrafas e saca-rolhas à mão, para não depender de um só.
- Espalhe vários recipientes para caroço de azeitona.
- Verifique se há cinzeiros para serem retirados.
- Se os convidados forem comer com os pratos na mão, sentados em poltronas ou sofá, facilite: sirva pratos que possam ser comidos apenas com garfo, sem necessidade do uso da faca.
- Não use pratos, copos ou talheres descartáveis.
- Não sirva sopas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário