Meus amigos

Roupas para procurar emprego


Pesquisa realizada pelo Grupo Catho, especializado em recrutamento de executivos, revela as preferências dos entrevistadores para candidatos a cargos de confiança: 67% escolhem os homens vestidos com terno azul-marinho, em 90% dos casos são selecionados candidatos sem barba ou bigode e em 99% é dada a preferência aos candidatos de cabelos curtos. Entre as mulheres, têm mais chances as que vestem tailleur (62% das respostas dos homens entrevistados e 66% das mulheres), usam maquiagem leve (respectivamente 88% e 94% das respostas) e cabelos curtos (90% e 87% das respostas).

"Existe preconceito por parte dos entrevistadores e as preferências são conservadoras", observa o coordenador da pesquisa e fundador do Grupo Catho, Thomas Case. O levantamento foi feito com 1.356 executivos de diversos ramos na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

Concordando ou não com esses critérios, é importante que o candidato a uma vaga de executivo leve em conta a importância da aparência, segundo Case. "Quem está vestido formalmente nunca está errado, mesmo se a entrevista de emprego for num hotel à beira da praia."

Valorize o seu tipo
Homens baixos e magros
A roupa deve dar a impressão de alongar e fortalecer a silhueta. Os modelos de três ou quatro botões devem ter a preferência. Paletós com comprimento correto, inclusive com as mangas e ombros um pouco mais largos. Ternos de padrão risca de giz devem ter a calça igual ao paletó. Ternos lisos devem ser usados com camisas de listras verticais. O modelo europeu, sem corte atrás, favorece mais. Suspensórios são adequados, assim como nós de gravata mais simples, médios.

Homens baixos e gordos
O que se busca é criar efeitos que aumentem a altura e reduzam a largura. Paletós de dois botões e modelo britânico com dois cortes atrás, de preferência escuros. Calças na cintura, nunca embaixo da barriga com bainha reta ou dobrada. Colarinhos mais pontudos e gravatas com listras.

Homens de estatura alta
A roupa não deve realçar a altura, portanto, evite padronagens risca de giz e adote o paletó de dois botões ou jaquetão com lapelas mais largas. Camisas de golas e punhos brancos valorizam a proposta. Os sapatos devem ter o solado excedendo a costura do couro, pois dão a impressão de uma figura mais plantada no chão.

Homens com físicos musculosos
A hipertrofia do tórax deve ser atenuada. Os ombros devem ser naturais, quase sem enchimento. O paletó deve ter um caimento mais solto, de comprimento exato. Os modelos devem ter dois botões ou jaquetão, nunca os de três ou quatro. Padrão risca de giz e calças sempre na cintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário