Meus amigos

Parto Normal ou Cesariana?

Ou seria melhor dizer: parto com dor ou sem dor? Você é quem decide!

É o mais indicado desde que a mãe não esteja apresentando nenhuma anomalia. Tem vários pontos positivos, e ao meu ver apenas dois negativos (se assim pode-se dizer) o primeiro seriam ascontrações, que além de persistentes podem demorar por várias horas e o segundo seria a dor, mas que hoje em dia é rapidamente resolvido com uma analgesia (que não pode ser utilizada logo no começo do trabalho de parto,pois pode ocasionar a paralisação das contrações fundamentais para o desencadeamento das contrações expulsivas). Agora vamos falar um pouco dos pontos positivos: é completamente natural assim como manda a natureza; a recuperação é muito mais rápida e muito mais indolor do que a cesárea; você pode dar o primeiro banho em seu bebê, pois estará em plenas condições após algumas horas de descanso; o parto normal estimula a produção do leite materno; além de fazer com que o útero volte mais rapidamente ao seu tamanho normal; além de muitas outras vantagens que se fossemos relacionar aqui poderíamos preencher páginas e mais páginas.
Em contra partida está a cesariana, a grande preferência nacional. Muitas mulheres acham mais prático poder marcar a data e hora em que querem fazer o parto, porém se esquecem de muitos problemas que podem enfrentar. O principal fator é que a cesárea é uma intervenção cirúrgica, e como qualquer outra está cheia de perigos. Este parto é o mais indicado quando a mãe apresenta problemas de saúde, como a pressão arterial alta. A recuperação após parto é extremamente difícil e muito mais demorada do que a do parto normal.
Os médicos das últimas quatro gerações vêm perdendo o respeito e o conhecimento pelo funcionamento natural de um parto, assim como as manobras facilitadoras deste processo. Faltam a eles, também, recursos psicológicos para oferecer sustentação emocional a uma mulher vivendo as dores que a levarão, em algumas horas, a sentir-se a mulher mais feliz e realizada do mundo. 

O quê levar para a maternidade?

Para a mãe
Camisola
Roupão
Meias
Chinelos
Roupa íntima
Sutiã para amamentação
Protetor de seios
Muda de roupas e sapatos confortáveis
Itens de toalete, inclusive escova de dentes
Faixa de cabelo, se necessário
Hidratante para os lábios
Absorventes higiênicos
Loções ou óleos de massagem
Bolas de tênis ou rolo (para massagear as costas)
Balas e biscoitos
Passatempos: livros, revistas, walkman/discman
Óculos, se necessário
Telefone celular e lista de telefones importantes

Para o acompanhante
Observar os intervalos entre as contrações
Máquina fotográfica/câmera de vídeo e filme/fita
Itens de toalete, inclusive escova de dentes
Muda de roupas
Biscoitos, revistas e livros
Dinheiro trocado para usar em máquinas de refrigerantes e lanches
Telefone celular/cartão telefônico
Lista de telefones importantes

Para o bebê
Fraldas para recém-nascidos
Manta
Roupas para recém-nascidos
Meias ou sapatinhos
Gorro
Cadeirinha para o carro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário