Meus amigos

Normas de etiqueta Árabe


Em quase todo o Oriente Médio há uma preferência pela carne de carneiro e cordeiro, seguido por aves e peixes, e pela carne de vaca em menor escala,

Em se tratando da cozinha marroquina, assim como nas demais regiões do Norte da África, o Couscous, em várias versões, representa o prato forte, e concorrendo com ele em popularidade os espetinhos de carne de carneiro ou fígado, que passam diretamente do fogo para o papo, o Kessera, sem que seja obrigatório usar talheres.

Os árabes, em especial os beduínos, alimenta-se com as mãos, e por isso usam muito pão, tanto do tipo denominado markuk quanto do pão tipo sírio.

O Alcorão proíbe o álcool, e somente os árabes cristãos fazem uso de bebidas alcoólicas, sendo o Arak, bebida à base de anis, ótimo acompanhamento para os renomados mezzes ou antepastos, termo que deriva do verbo mazza, que significa saborear.


Existem algumas regras gerais que devemos cumprir e que a sensatez natural a cada um certamente recomenda.

1. Deve comer sempre de boca fechada, sem ruído e sem nunca a encher por completo.

2. Nunca se parte o pão com a faca e menos ainda com os dentes. O pão que vem para a mesa ou já está partido ou vem inteiro, em qualquer dos casos parta um pouco do pão com os dedos em cima do prato respectivo – caso este exista – e leve-o à boca pedaço a pedaço.

3. Os cotovelos nunca devem pousas na mesa, claro que também não deve de ter uma postura tipo estátua como se estivesse em pânico.

4. Ao aceitar ser servido de algo, nada deve dizer, no entanto se não desejar ser servido deve agradecer pela negativa “Não, muito obrigado (a)”.

5. Não deve emitir opiniões sobre o que está a comer, especialmente pela negativa; se não gosta pode sempre deixar no prato.

6. Nunca deve apanhar um talher ou um guardanapo que tenha caído ao chão.

7. Não é obrigatório deixar restos no prato.

8. Não se deve molhar o pão nos molhos, no café, ou em qualquer liquido.

9. Quando terminar de comer, nunca empurre o prato, e muito menos deve entregá-lo ao empregado de mesa.

10. Nunca encha demasiado o seu prato, pode sempre servir-se mais que uma vez, caso tenha vontade de repetir.

11. Nunca deve retirar a comida da travessa com o seu próprio talher.

12. Sempre que pretender beber, deve limpar os lábios para não deixar a marca destes na borda do copo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário