Meus amigos

Misterios e Enigmas


Beber líquido durante as refeições engorda?
O hábito de beber líquido nas refeições prejudica a digestão (uma vez que dilui todas as enzimas). Se a bebida não for calórica, por sua vez, sua ingestão não engorda. De qualquer forma, os médicos recomendam não exagerar e tomar no máximo um copo por refeição, de preferência bebidas leves como água, limonada com adoçante ou suco artificial sem calorias.

Comer formiga faz bem aos olhos?
Não há nenhuma comprovação científica de que o exótico petisco realmente traga vantagens para a visão, tanto que nunca foi apresentado algum estudo que comprovasse que animais que comem formigas (como o tamanduá) enxergam melhor do que aqueles que torcem o nariz para o inseto. Aliás, apesar de ser um hábito em países como o México, Venezuela, Austrália e Colômbia, comer formigas não traz nenhum benefício para a alimentação, pois elas são ricas em proteínas, mas seria necessário comer um formigueiro inteiro para que fizessem alguma diferença. E como será que essa lenda apareceu? Provavelmente, é mais uma história para boi dormir, para evitar que crianças não ficassem com nojo de comer alimentos visitados pelas bichinhas, como o açúcar.

Faz mal comer manga e tomar leite ao mesmo tempo?
Embora em algumas regiões do Brasil se faça este tipo de afirmação, a combinação de leite e manga não apresenta risco algum para o organismo. Mas, entre pessoas que têm problema de vesícula, a ingestão desses alimentos não fará bem, porque eles concentram grande quantidade de gordura. Para elas, todo e qualquer alimento gorduroso - como abacate, banana, ovo, feijoada, pizza, a própria manga e o leite (não desnatado) - devem ser evitados.
Ler no escuro e ver TV de perto estraga a vista?
Essas atitudes não chegam a causar problemas de visão. Ainda assim, ele deixa claro que exigem um esforço visual muito grande e por isso são desconfortáveis. Esse desconforto pode acarretar sintomas como dores de cabeça e ardor nos olhos. Nas situações de esforço visual, a concentração e a capacidade de se manter na atividade diminuem, já que a pessoa se cansa rapidamente.

Levar um susto cura soluço?
Para interromper o soluço o melhor é aumentar o gás carbônico sanguíneo. Isso pode ser feito respirando em um saco plástico ou fazendo inspirações profundas. As ações que estimulam o nervo vago, que trabalha na atividade gastro intestinal - como beber rapidamente um copo de água, engolir pão ceco ou gelo picado, induzir o vômito e fazer pressão sobre o globo ocular -, também costumam acabar com esse incômodo. A cura pelo susto, enfim, é meio folclórica. Porém, pode-se imaginar que, em alguns casos, a pessoa sustenha a respiração ou provoque o estímulo do nervo vago e, com isso, faço o soluço passar.

Existem comidas azuis?
Na natureza, pelo menos, não. A Royal já lançou uma linha de gelatinas na cor azul. Mas entre seus ingredientes havia frutas de coloração tendendo para o roxo, como certos tipos de uva e de amora. Além do inexistente predomínio dessa pigmentação entre frutas e legumes comestíveis, também na culinária o azul é excentricidade. No norte de São Paulo, é comum encontrar o "Azul Marinho" - trata-se de um peixe ensopado com banana verde, que de fato fica azulado por causa da ação do tanino da fruta. Como o azul é uma cor ausente nos cardápios tradicionais, não tem o chamado apetite appeal - ou seja, não desperta o apetite das pessoas.

Por que a melancia é tão grande e nasce de uma árvore tão pequena, e a jabuticaba é tão pequena e nasce de uma árvore tão grande?
Willibaldo Villa, engenheiro agrônomo da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria da Agricultura), arrisca: "A proporção é essa porque a natureza é perfeita. Ela colocou a pesada melancia em uma raminha rasteira e a jabuticaba pesa poucos gramas, em uma árvore imensa". Segundo Villa, na botânica, não existe relação entre o tamanho do fruto e da árvore. "São apenas peculiaridades de cada espécie." A jaca, por exemplo, é enorme e nasce de uma árvore de grande porte, a jaqueira.

Por que bebemos refrigerante de guaraná, mas não encontramos a fruta guaraná para vender?
Nós não encontramos a fruta para comprar porque ela não é comestível. O pó de guaraná é, na verdade, obtido da semente da árvore e não do fruto. Assim, em produtos industrializados feitos com guaraná, como o refrigerante ou as pílulas, apenas a semente é utilizada.

Por que o milho verde tem este nome se é amarelo?
Embora seja amarelo, o milho verde recebe esta denominação pois, para ser consumido nesta forma, precisa ser colhido ainda verde, imaturo, sem ter atingido seu desenvolvimento completo. Os grãos deste cereal são na verdade pequenos frutos e cada um traz em si uma semente. Somente quando atingem a maturidade, elas estão aptas para germinar. Isso ocorre quando o grãozinho já está totalmente seco (não mais amarelo). Esses grãos servem para se fazer farinha, fubá, flocos de milho e xarope.

Se o vinho é líquido, como ele pode ser seco?
Um vinho é classificado como seco quando não possui açúcar residual (açúcar não transformado em álcool pela ação das leveduras). Caso tenho, o mesmo não é perceptível ao paladar. O contrário seriam os vinhos doces ou semi-secos.
No desenho Bobby Pai e Bobby Filho, o que aconteceu com a Bobby Mãe?
A ?Bobby mãe? nunca apareceu no desenho. ?Às vezes, determinados personagens não interessam para o autor; então, ele simplesmente os ignora?, explica o colecionador Marcelo Alencar. Segundo ele, é muito comum criadores de desenhos animados e histórias em quadrinhos utilizarem tal recurso. Ele lembra, por exemplo, que nos quadrinhos do Pato Donald, houve apenas uma participação da mãe dos seus sobrinhos. Quanto ao pai, nunca foi citado. Da mesma forma, nas histórias do Bobby Pai e Bobby Filho, o personagem mãe, aos olhos do autor, não deve interferir na trama.

Por que Brutus não come espinafre para vencer o Popeye?
Em alguns desenhos, Brutus comeu espinafre e, de fato, ganhou muita força. Mas o vilão perdia as batalhas, pois acabava desferindo golpes que se viravam contra ele mesmo. Em a situação tenha se repetido em algumas histórias, ela não teve continuidade.

Quem são os pais do Hughinho, Zezinho e Luizinho, os sobrinhos do Pato Donald?
No começo, a Disney dizia que todos os seus personagens eram filhos do "Papai Walt Disney". Na verdade, Pato Donald tem uma irmã gêmea chamada Dumbella (Della, nos Estados Unidos), que foi citada uma única vez numa história em quadrinhos, nos anos 1940. Ela deixa os três filhos com Donald junto a um bilhete. Só sua assinatura aparece. Na década de 1980, a Disney publicou a árvore genealógica de toda a população de Patópolis. Dumbella está lá, mas seu marido não aparece. No lugar do desenho do pai de Huguinho, Zezinho e Luizinho, foi publicada a figura de um passarinho. A Disney nunca revelou quem ele é.

Se os Flinstones viviam no período Neolítico, por que eles comemoravam o Natal?
O Natal dos Flinstones é mais uma daquelas deliciosas contradições que tornam os desenhos animados tão especiais. Vale lembrar que Fred, Barney e companhia andam de carro, jogam boliche, batem cartão de ponto e freqüentam restaurantes - nada disso existia no Neolítico -, tudo adaptado a uma Idade da Pedra tão absurda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário