Meus amigos

Misterios e Enigmas 2


Por que os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa preta, se ela é a única coisa que sobra de um acidente aéreo?
De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer, se um avião fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistência da caixa preta seu peso tornaria o vôo praticamente impossível. O avião é um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentação (força aerodinâmica) das asas, há limites para esse peso. É por isso que aviões são construídos com metais leves, como o alumínio e o
duralumínio. Além disso, não adianta um avião ser teoricamente indestrutível se o corpo humano não suporta as elevadas forças de desaceleração geradas pelos impactos.

Por que os caminhões que transportam toras de madeira trazem a letra N pintada na carga?
O consultor de segurança empresarial Marcy José de Campos Verde explica que este procedimento serve para as madeireiras fazerem controle de cargas nos transportes da madeira. Depois de dispostas no caminhão e demarcadas ao fundo com a letra N, as toras não devem ser retiradas da carreta até chegarem ao local de destino. Se por acaso isso acontecer, o desenho do N automaticamente se desfaz, denunciando a perda. ?A letra N possui uma diagonal e dois traços verticais; além dela, é comum também utilizarem uma seta, que algumas vezes traz um círculo ao seu redor?, afirma Marcy. Segundo ele, existem outros recursos de fiscalização, como pesagem ou lacre de carga. No entanto, estes procedimentos são mais demorados e as madeireiras carregam centenas de caminhões por dia.
De onde vem o arrastar do S do carioca?
As diversas regiões do Brasil receberam diferentes influências lingüísticas -indígenas, africanas, italianas, etc. - conforme o contexto histórico em que se inseriram. No caso do Rio de Janeiro, por ter se tornado a capital no início do século XIX, recebeu uma imensidão de portugueses (na época, 16 mil pessoas, sendo que havia não mais do que 50 mil habitantes no local). Foi então que chegou à cidade o hoje tão característico chiado do "s" (típico também dos portugueses).

Por que se toma uísque gelado e não se pode colocar a garrafa na geladeira?
De acordo com especialistas, não existe uma regra geral sobre colocar ou não gelo no copo de uíque. A bebida, porém, não é colocada diretamente na geladeira porque ela se torna mais "licorosa" com o resfriamento.

Quantas árvores são necessárias para se fazer um rolo de papel higiênico?
No Brasil, as árvores mais usadas para esse fim são o eucalipto e o pinho, mas a primeira ganha de longe. E não é a árvore inteira não entra na produção da celulose, a matéria-prima do papel. ?São retirados os galhos, as folhas e a casca ? que representa cerca de 10% da árvore ? e usa-se a parte interna do tronco?, afirma José Lívio Gomide, professor de tecnologia da celulose da Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), ?Para se obter uma tonelada de celulose são necessárias aproximadamente 16 árvores?. Ou seja, cada árvore produziria 62,5 Kg de celulose. De acordo com Geraldo Dellaqua, gerente administrativo da Manikraft Guaianazes Papel e Celulose, de São Paulo, com uma tonelada de celulose são produzidos cerca de 2.090 fardos de 64 rolos de papel higiênico de gramatura média cada, ou seja, 133.960 rolos de mais ou menos 70 gramas de peso. Com base nesses dados, podemos concluir que para cada rolo de papel higiênico fabricado são gastas 0,001 árvores, ou melhor, 1% de uma árvore. Em outras palavras, cada árvore ?contém? 100 rolos.
Olha a capacidade do cerebro humano

Por isso diz o ditado “Para quem sabe ler, não precisa pingar I nem
cortar o T“)

Veajm como é intreessnate nsoso céerbro:

De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a Piremria e utmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa!      Enetdeu?

Codigo MORSE

Aprenda a se comunicar secretamente
... .- ...- . | --- ..- .-. | ... --- ..- .-.. ...

Se você não entendeu nada do que está escrito aí em cima não se preocupe.

É apenas a frase: “Save our souls”, que em inglê quer dizer Salvem nossas Almas, muito usada por navios em perigo através de sua abreviação, o SOS.

Ela não está em nenhuma língua árabe ou indonésia e sim em Morse.

Você com certeza já ouviu falar em código Morse, certo? Mas sabe de onde ele vem?

Em 1832, Samuel Morse inventou um mecanismo para transmitir mensagens à distância, o telégrafo. Mas para que as mensagens fossem facilmente entendidas pelas pessoas que a receberiam Morse inventou um código que transforma letras, números e outros sinais gráficos em pontos e linhas.

Infelizmente para Morse tanto o governo inglês quanto o francês recusaram sua proposta para implementar o novo sistema de comunicação. Foram precisos mais de dez anos para que os americanos se interessassem pelo telégrafo.

O uso do código Morse se expandiu e chegou às ondas de rádio. É daí que surgiu o famoso SOS.

Com o avanço tecnológico o Morse se tornou obsoleto, usado hoje apenas por radioamadores. Mas nunca deixou de ser interessante.

Faça você mesmo

Navegando pela internet achamos um site bacana que faz essa conversão pra que você não precise decorar todos aqueles ponto e linhas que formam o código.

Então, que tal entrar agora no site e se divertir transformando seus textos em Morse? Aproveite e mande uma frase pra gente, colocando-a no espaço para comentários.

Pra descobrir como seu texto ficaria em Código Morse basta digitá-lo no box e clicar no botão “Do it”. Se quiser mudar o texto basta clicar no botão “reset” e digitar o novo texto no box.

Clique aqui e boa diversão!

http://users.scoutnet.nl/~inter/morse/morseform.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário