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Mais dicas de CARROS.



Mecânica
é fundamental verificar pelo menos uma vez por ano os elementos essenciais, afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc.
Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível.
Se os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (alem dos pneus) 5% do combustível.
Se as rodas estiverem fora de alinhamento, você estará perdendo (alem dos pneus) pelo menos 2% do combustível.

Obs . arrancadas fortes e grandes freiadas: fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.

Pneus
Para conseguir uma boa performance dos pneus é necessário observar frequentemente (pelo menos uma vez ao mês)e sistematicamente antes de longas viagens sem esquecer o pneu reserva, se a calibragem
esta correta. Estas verificações devem ser feitas com os pneus frios porque a pressão aumenta com a rodagem.
Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.
Gasolina, utilizar sempre gasolina sem chumbo.

Fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000Km.

Desgastado nas bordas - pode ser causado por falta de pressão.
A calibragem esta abaixo da pressão recomendada pelo fabricante ou desalinhamento.
Solução: Calibragem correta

Desgastado no centro - geralmente indica que o pneu esta super cheio.
A calibragem esta acima da recomendada pelo fabricante. As vezes as pessoas desconfiam que um pneu esta vazando um pouquinho e para compensar aumentam a calibragem, o que é muito ruim.
Solução: Calibragem correta

Vibrações (chime) que são sentidas no volante acima de uma determinada velocidade. Isto é muito perigoso e acontece por falta de balanceamento ou outro problema que leva a roda a trabalhar de maneira desigual.
Além de acabar deformando definitivamente os pneus, leva a perda de controle do veiculo e outros prejuízos na suspensão.
Solução: balanceamento e exame dos componentes da roda.

Prevenção, uma vez que um desgaste se faz maior em qualquer ponto do pneu, ele ficara para sempre caso o desbalanceamento for na roda. Um pneu novo não adiantará, pois o defeito não foi concertado, ele também se estragará.
Observe cuidadosamente seus pneus a parte de fora e do interior da roda, para verificar algum desgaste circular maior na banda de rodagem de um lado ou do outro.
Solução: Vá a um mecânico ver se a cambagem esta correta (o angulo de inclinação das rodas).

Se for fazer a rotação dos pneus e quiser incluir o estepe (se o estepe for um pneu igual aos outros quatro).
O estepe deverá ser colocado na posição : Roda Traseira Direita.

Bateria
Se você vai deixar seu carro parado por mais de um mês é aconselhável desligar os dois cabos da bateria.
Não desligar os terminais com o motor funcionando.
Não recarregar a bateria sem desligar os terminais.
A alimentação elétrica permanente é necessária para abastecer os sistemas eletrônicos.
Depois de ter desligado e re-ligado a bateria, ligue a chave e espere 15/20 segundos antes de virar o motor de arranque .

Carregar a bateria com um carregador :
Respeite as instruções do fabricante de carregador de baterias.
Desligar a bateria começando pelo terminal
(-).
Ao voltar a ligar começar pelo terminal
(+).

Verificar que os terminais da bateria e as respectivas braçadeiras estão limpos. Se estiverem com uma massa branca ou esverdeada, é importante limpa-los.

Fazer uma "chupeta"
colocar o motor para funcionar partindo de uma bateria auxiliar :
- ligar o cabo vermelho aos terminais (+) das duas baterias.
- ligar uma das extremidades do outro cabo (preto) ao terminal (-) da bateria auxiliar.
- ligar a outra extremidade do cabo a um ponto da massa do veiculo avariado o mais longe possível da bateria.
- acionar o motor e deixar trabalhar , espere voltar a marcha lenta e desligue os cabos.
Fonte: Peugeot

Insufilm e outros... Retirada !

Quem quiser retirar a película terá um grande trabalho e poderá sofrer prejuízos.
Dependendo da cola que foi usada, a retirada pode danificar o vidro.
No caso do vidro traseiro, o dano pode ser ao desembaçador.
— Para retirar com mais facilidade, a pessoa deve dar um corte com estilete numa das pontas e passar álcool.
A penetração do alcool deve descolar a pelicula. Mas esta operação deve ser feita com muito cuidado para não arranhar o vidro.
Se for usar uma espatula, compre uma de plastico nas casas de materiais de construção..
Depois, sempre fica um pouco de cola e ela deve passar um pouco de Coca-Cola com pano ou algodão. O refrigerante faz a cola sair com mais facilidade.
O ideal é consultar uma loja especializada na colocação do produto.

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