Meus amigos

Limpeza e manutenção de Livros


Algumas vezes a umidade pode ser retirada de papéis ou páginas de livros colocando-se um pouco de maizena sobre a parte afetada. Deixe permanecer por vários dias antes de retirar.

Instale-os em lugares secos e arejados, longe do sol e de lâmpadas fluorescentes.

Estantes fechadas funcionam como estufas e facilitam a proliferação de insetos.

Use desumidificadores. Pedras de cânfora atrás das prateleiras evitam traças e outros insetos.

Dedetize anualmente.

Se insetos já atacaram alguns livros, isole-os.

Os livros não devem ficar muito apertados nas estantes. Ao retirá-los, não puxe pela lombada, empurre os dois volumes que estão ao lado.

Troque sempre os livros de prateleiras para que haja variação na luz, no calor e no arejamento.

Limpe-os sempre com uma escova de pêlos macios.

Não use nunca fita adesiva para colar folhas soltas. Na medida do possível recorra a profissionais de restauração.

Faça uma limpeza em seus livros pelo menos de 6 em 6 meses, passando uma escova ou espanador na parte de cima. Mas de 3 em 3 meses, esfregue querosene nas estantes em que estão expostos, para evitar traças e cupins.

Conserve as capas de couro passando algodão umedecido em leite fresco.


Dê brilho com pano macio e seco. Você pode usar também essência de terebintina que, além de limpar, vai proteger seu livro das traças. A terebintina, retira também as marcas de umidade de seus livros. Você pode passar também uma solução de éter e óleo de linhaça, em partes iguais.


Quando as páginas dos livros estiverem grudadas, mantenha o livro sobre uma panela com água fervente ou sobre um inalador. O vapor faz soltar as páginas. Aos poucos separe cada uma e pare quando encontrar resistência em alguma folha, levando-a ao vapor novamente até se soltar.

 Remova delicadamente o bolor com uma lâmina de barbear, esfregando depois com algodão passado na água oxigenada 10 volumes.



Retire o pó dos livros com aspirador de pó, cujo o bocal esteja protegido com um pedaço de meia de nylon. Limpe as marcas de dedo em seus livros com uma borracha ou com miolo de pão amassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário