Meus amigos

Lendo RÓTULOS DOS ALIMENTOS


 SAIBA INTERPRETÁ-LOS

Não calóricos: Significa que o produto tem menos de cinco calorias por porção ou outra quantidade designada (observe a porção).

Baixa caloria: Significa 40 ou menos calorias por porção.

Light: Significa que o alimento tem um terço menos de calorias ou 50% menos de gordura do que o alimento com o qual esteja sendo comparado, geralmente a versão integral do mesmo produto.

Menos ou reduzido (em gordura ou açúcar): Significa que o alimento tem, pelo menos, 25% de calorias ou outros ingredientes se comparado à versão tradicional. Ao serem usados nos rótulos, estas palavras precisam também incluir a porcentagem. Por exemplo, “50% a menos de sódio” ou “gordura reduzida em 25%”.

Sem colesterol: Significa que o alimento deve conter menos de 2 miligramas de colesterol e 2 gramas (ou menos) de gordura saturada por porção.

Baixo colesterol: Indica que uma dada porção contém 20 miligramas (ou menos) de colesterol e 2 gramas (ou menos) de gordura saturada.

Baixo teor de gordura: Significa que o alimento deve ter 3 gramas, ou menos, de gordura por porção. Embora os óleos vegetais, por exemplo, não contenham colesterol, são 100% gordura. Os óleos vegetais são preferíveis à manteiga ou à banha de porco porque têm menos gordura saturada. Mas uma colher de sopa de óleo vegetal ainda tem umas 14 gramas de gordura e as mesmas 126 calorias encontradas em uma colher de sopa de manteiga ou creme de leite.
Sem gordura: Significa que o alimento tem menos de 0,5 grama de gordura por porção.

Baixo teor de gordura saturada: Significa que o alimento tem 1 grama, ou menos, de gordura saturada por porção e não mais de 15 por cento de suas calorias são provenientes de gordura saturada.

Baixo teor de sódio: Contém os alimentos com 140 miligramas, ou menos, por porção ou por 100 gramas. O sal de mesa comum (cloreto de sódio) não é a única fonte de sódio. Ele também se encontra no glutamato monossódico, no bicarbonato de sódio e no nitrato de sódio, além de ocorrer naturalmente em alguns alimentos.

Baixíssimo teor de sódio: Significa que o alimento contém 35 miligramas ou menos de sódio por porção de 100 gramas do alimento.

Sem sal: Significa que o alimento contém menos de 5 miligramas de sódio por porção.

Light em sal: Significa que o alimento contém menos de 50% de sódio do que a versão original.

Sem açúcar: Significa que o item tem menos de meio grama de açúcar por porção.

Dietético: É uma expressão sem significado padronizado. Indica apenas que algo foi modificado ou substituído. O produto poderia conter menos açúcar, sal, gordura ou colesterol do que a versão tradicional. Se você olhar para um pacote de biscoitos dietéticos, por exemplo, pode descobrir que possui baixo teor de sódio, mas não tem baixas calorias ou menos açúcar, como era de se imaginar.

Natural: Não possui nenhum significado específico, exceto no que se refere a carne e aves. Neste caso, o produto não contém profiláticos químicos, hormônios ou substâncias similares. No rótulo de outros alimentos a palavra natural não carrega qualquer significado específico, segundo os regulamentos governamentais.

Fresco: Pode se referir apenas aos alimentos crus que não passaram por congelamento, aquecimento ou processamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário