Meus amigos

Hora de retirar as fraldas...


               CHEGOU A HORA DE RETIRAR AS FRALDAS! XIIIIIIIIIII E AGORA? 

Essa é uma fase difícil, tanto para você como para seu filho. Existem crianças que demoram um pouco mais para aceitar essa mudança, portanto tenha muita paciência e respeite a individualidade e o próprio ritmo do seu filhote.
Na verdade não há uma técnica desenvolvida para a retirada das fraldas, mas vamos passar algumas dicas de como alcançar este objetivo mais facilmente.
Antes de começar você deverá providenciar um assento apropriado para crianças e coloca-lo em cima do vaso sanitário, assim ela se sentirá mais segura quando se sentar. Existem vários modelos no mercado e eles estão à venda até mesmo nos hipermercados.
Comece pela fralda utilizada durante o dia e só depois de uns quatro meses que a criança conseguir se livrar de vez do uso durante o dia, é que você deverá começar a tirar a fralda noturna.

Nossa sugestão é fazer o seguinte:

Primeira semana: leve seu filho ao banheiro para fazer xixi a cada duas horas. O horário de fazer cocô deve ser o que a criança está acostumada. Nessa primeira etapa, fique ao lado dele esperando que ele termine. Não o apresse, deixe que ele demore o tempo que for preciso. Assim que ele terminar as necessidades, limpe-o e vista-o. Mostre bastante entusiasmo e orgulho por ele ter usado o banheiro, bata palmas, faça a maior festa. Se ele não conseguir, não o repreenda, diga que na próxima vez vai dar certo.

Segunda semana: continue com o mesmo processo da primeira semana, com uma diferença: desta vez deixe-o sozinho e peça que ele chame quando tiver terminado. Não se desespere se ele fizer alguma coisa "errada", tente se controlar, não se esqueça que ele é só um bebê ainda. A dica é não brigar com ele e dizer que foi apenas um deslize.

Terceira semana: Agora é vez dele ir sozinho ao banheiro. Deixe que ele decida quando quer e peça para ir ao banheiro. Pergunte, pelo menos quatro vezes ao dia, se ele quer fazer xixi ou cocô. 

Se correr tudo bem, continue no último processo até que ela já o tenha dominado e só depois passe para retirada da fralda noturna, agora, se não der certo mesmo depois de todo seu esforço, não desanime, mas suspenda o processo por 15 dias e tente novamente.

IMPORTANTE: Não brigue com seu filho se o xixi escapar, respire fundo e mantenha a calma, isso é muito importante. Quando se decide que é chegada a hora da criança aprender a fazer xixi no banheiro, é necessário retirar definitivamente a fralda, deixando-a de calcinha ou cueca, e trocando sempre que acontecerem os acidentes.
Caso você realmente não tenha sucesso com o desfralde, consulte o pediatra do seu filho para que ele possa avaliar o caso e dizer que rumo você deve tomar.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário