Meus amigos

Grandes Enigmas

É verdade que no Hemisfério Sul a água desce pelo ralo sempre no sentido anti-horário e no hemisfério norte acontece o inverso?


Sim. No Hemisfério Sul, a água desce pelo ralo sempre no sentido anti-horário. Se estivéssemos no hemisfério norte, o turbilhão viraria para o lado oposto. A explicação para este fenômeno foi dada pelo matemático francês Gaspard Gustave de Coriolis (1792-1843). Ele observou que o percurso dos objetos sofre um leve desvio em sistemas de rotação uniforme, como a Terra. Nosso planeta gira do oeste para o leste, mas sua velocidade rotacional é muito mais lenta nas extremidades. Por causa disso, um objeto que se desloca dos pólos para o Equador tenderá a mudar sua trajetória um pouco para oeste. No norte, isto significa virar à direita e no sul, à esquerda.

Por que, nas propagandas, os relógios sempre marcam a hora 10h10?

O costume foi adotado por causa da agradável simetria gerada pelos ponteiros. Além disso, surgiu em sua discussão o fato de os ponteiros em 10h10 formarem um sorriso no relógio ? ao passo que a marcação também simétrica de 8h20 mostraria uma boca triste. Finalmente, são muitas as marcas que trazem o logotipo logo acima do ponto central do relógio ? neste caso, os ponteiros em 10h10 emolduram a marca, gerando um movimento natural dos olhos das pessoas para ela.

Se o coelho não bota ovos, por que ele é o símbolo da Páscoa?

Segundo a lenda, uma mulher teria pintado e escondido alguns ovos para que os filhos procurassem num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou correndo por elas. Os meninos imaginaram que o animal trouxera o presente. No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Mas por que presentear com ovos? O ovo significa renascimento e ressurreição. Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação os ovos teriam ficado coloridos. 

Por que abelha fica rondando refrigerante diet?
Porque elas são atraídas pelo cheiro e sabor dos alimentos e, se o refrigerante é docinho, ela não se importa se a bebida foi adoçada com sacarose ou aspartame. ?Durante o vôo, as antenas da abelha, que são responsáveis pelo olfato, detectam a molécula de uma substância doce e elas se dirigem para lá?, explica Carlos Campaner, biólogo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, ?O açúcar é um componente muito importante para a fabricação do mel, mas as abelhas procuram não só os doces, mas todos os tipos de alimentos que contribuam para a sua dieta, como o sal de outros alimentos e os sais minerais da água?. Então, não se surpreenda ao ver um grupinho de abelhas rondando uma pizza ou às margens de rios e lagos.

Por que não existe comida para gato sabor rato?
?Experimentos comprovam que os gatos não preferem a carne de rato à de galinha ou gado?, afirma Irina Munaro, do Departamento de Comunicação da Waltham, empresa americana que fabrica rações animais. Segundo ela ?os gatos caçam por instinto e os pequenos roedores, em geral, são presas fáceis e abundantes?. Munaro explica que a criação de ratos é restrita ao mercado de cobaias e pets, não havendo disponibilidade de obter tal carne inspecionada no meio industrial.

Por que o toureiro balança uma bandeira vermelha para o touro?
A bandeira tem o nome de "muleta". Ela serve para incitar o touro ao ataque e para guiar sua direção. A cor vermelha é só uma tradição, porque os touros não distinguem as cores.

Quantos metros de pele humana seriam necessários para recobrir um cavalo?
O corpo de um adulto médio tem aproximadamente 1,80 metros quadrados de pele ? isto é, sem qualquer ruptura nas várias aberturas do corpo. Um cavalo médio é recoberto por 3,15 metros quadrados de pele. Logo, para se recobrir um cavalo, seria necessário usar a pele de 1,75 homens.

Quantas enguias elétricas seriam necessárias para fazer funcionar uma lâmpada?
Outro exemplo de bicho que recebe o nome errado. Na verdade, o que as pessoas chamam de ?enguia elétrica? é um peixe elétrico, o Elethrophorus eletricus, também conhecido como poraquê. ?Existem muitas espécies de peixes elétricos e a maioria usa a eletricidade, que é produzida em estruturas musculares especializadas em seu corpo, para se orientar no mar?, explica Paulo de Tarso, biólogo do aquário Acqua Mundo, no Guarujá (SP), ?Outras, como a raia torpedo e a treme-treme, utilizam o choque para atacar presas ou se defenderem?. Segundo ele, o poraquê produz e armazena uma quantidade grande de energia ? cerca de 600 volts ? mas a uma amperagem baixa. ?No entanto, se um fio for colocado no pólo positivo do peixe, ou seja, na cabeça, e outro no negativo, em sua cauda, é possível acender uma lâmpada fluorescente de 20 watts?.

Quantos vaga-lumes são necessários para iluminar um estádio de futebol como o Morumbi?
Muita gente acha que vaga-lumes são aqueles bichinhos com o que parecem ser dois olhinhos luminosos, mas preste atenção: esses são os pirilampos. ?A luz dos vaga-lumes é produzida em um processo químico e aparece na parte inferior da barriga do bichinho?, explica Élio Corseuil, professor de entomologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A luz do vaga-lume possui 0,025 lux, uma unidade de medida de luminosidade. O estádio do Morumbi, em São Paulo, por exemplo, tem 384 mil lux em seus 256 refletores. Logo, seriam necessários 15.360.000 vaga-lumes, são-paulinos ou não, para iluminar o campo do São Paulo Futebol Clube. ?Mas a luminosidade pode variar conforme a espécie do vaga-lume?, lembra o professor Corseuil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário