Meus amigos

Gatos: Acidentes Domésticos

Nunca utilizar perto do gato produtos em spray, desinfetantes (mesmo para limpeza doméstica), ceras para assoalho, pois o gato pode ser intoxicado. Um bom desinfetante não tóxico é a água sanitária. Somente usar inseticidas à base de ésteres do Ácido Crisantêmico(observar a composição) e nunca aplicá-los sobre o gato ou diretamente em lugares onde ele costuma deitar-se ou ainda perto do lugar onde ele costuma comer.

Nunca medicar o gato sem consultar o veterinário, pois os felinos são alérgicos a muitas substancias comuns em remédios humanos como por exemplo, aspirina, mertiolate, águas boricada, etc.

Os gatos adoram entrar em gavetas ou armários: se ficarem trancados podem sufocar-se. Cuidado também com geladeiras, freezers e armários com produtos de limpeza e tóxicos.

Apesar de o gato ter excelente equilíbrio, um acidente razoavelmente comum é a queda de janelas e varandas. Esses acidentes ocorrem principalmente quando eles se distraem caçando passarinhos ou borboletas. Pipas, bolinhas de papel ou pontas de cigarro atiradas pelas janelas de apartamentos superiores também podem ser causadores de quedas.Portanto, mesmo que o gato tenha consciência da altura e do perigo, um instante de distração pode causar um acidente. MUITO CUIDADO.

É aconselhável que se coloque apoiadores nas portas para que elas não batam repentinamente, pois há perigo de esmagamento da cauda e até das patinhas nas dobradiças,ou alguma lesão no corpo do animal.Cuidado também com barbantes, linhas de costura, agulhas e alfinetes, que podem ser engolidos. Gatos adoram brincar com sacos plásticos rasgando-os e escondendo-se dentro. São perigosos pois podem sufocar os gatinhos e os pedaços, se engolidos, podem ser fatais. 

O Seu Gato Precisa Arranhar

O ato de arranhar é uma atividade felina altamente saudável e faz parte da essência de qualquer gato. Da mesma maneira que o gato se lambe todo, no intuito de higienizar-se (o tão conhecido "banho de gato", ele também precisa arranhar para que suas unhas sejam aparadas.
Há dois motivos principais para o seu gatinho ou gatinha arranhar: o primeiro motivo é a de se defender; o segundo é a remoção das capas velhas de unhas.
As unhas dos felinos nunca param de crescer. Ao crescerem, as unhas formam uma espécie de bainha escameada. Essas películas incomodam os gatos, portanto, ocorre a necessidade natural de arranhar. Dessa maneira, os felinos aliviam a sua iriitação.
E, de repente, lá está o gato arranhando o sofá novo da sala, os pés da mesa de jantar, as cortinas da sala de visitas e, muitas vezes, as paredes de seu quarto, as portas do banheiro etc. Mas, lembre-se, faz parte da natureza de todo felino.Considerando, então, que o seu gato precisa e vai arranhar alguma coisa, é muito conveniente ensiná-lo, ou melhor, educá-lo a arranhar alguns objetos específicos, facilmente encontrados em lojas para animais (Petshop), conhecidos como "Arranhadores Para Gatos".Há uma infinidade de produtos à disposição, dos mais variados tipos e dos mais variados preços. Há arranhadores de carpete, de sisal, de madeira, de papelão. Portanto, é preciso estar atento antes de escolhero "melhor" arranhador para o seu felino.
Como regra principal, o seu gatinho tem que "gostar" do objeto escolhido, ou seja, o gato tem que ser atraído pelo arranhador, e a maneira mais eficaz disso acontecer é através de um dispositivo muito prático, conhecido como CatNip, a erva do gato.
Essa erva, possui um princípio ativo chamado nepetalactone, que atrai os felinos. É só esfregar a erva no arranhador para que o seu gato comece, imediatamente, arranhar o local desejado.
Pronto, o seu gato está ensinadoarranhar aquele determinado local.Toda vez que o felino se sentir irritado com o crescimento de suas unhas, ele naturalmente irá arranhar o arranhador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário