Meus amigos

Ensine seu filho a preservar a natureza

Não têm sido raras as notícias sobre as tragédias ecológicas causadas pelo descaso do homem com a natureza nestes últimos tempos. Queimadas, poluição nos rios, destruição da camada de ozônio, degradação do meio ambiente, aquecimento global etc... Com danos irreparáveis para a vida no planeta.

Acho que é uma boa hora para pensarmos em que exemplos os adultos estão dando para as crianças. Que valores são estes que estão sendo transmitidos? É com o exemplo dos adultos que a criança aprende a cuidar das plantas, dos animais, dos rios e também do lugar onde vive, sua casa, escola, seus amigos, sua família, seus brinquedos etc... Mas, será que temos nos responsabilizado por isso?

A atitude e o ensinamento dos adultos são fundamentais para que a criança aprenda a conservar a natureza, os seres vivos e os recursos naturais do meio ambiente. Toda a criança deve ter a oportunidade de conviver com a natureza e aprender a respeitá-la, não somente pela necessidade de preservá-la, mas também para compreender que o simples, que aquilo que não se compra, é algo muito precioso. Assim, também poderá descobrir e desenvolver um modo de viver diferente daquele que estimula o cultivo da posse, a valorização da aparência, do supérfluo e da competição.

Através do cuidado ambiental, o adulto transmite às crianças que o bom da vida não está naquilo que está fora de nosso alcance, mas na arte de aproveitarmos o que temos. Além disso, desta mesma forma, ele também contribui para que a criança desenvolva virtudes como a generosidade, a consideração pelo outro e a noção de também ser responsável pelo bem estar alheio, aspectos importantes para a formação de um cidadão de bem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário