Meus amigos

Economizar gasolina

COMO ECONOMIZAR GASOLINA

Se cada vez que você vai encher o tanque seu bolso grita, aqui vão alguns conselhos simples que lhe ajudarão a economizar gasolina, independentemente do carro que você usa.
Inicialmente meça quanto seu carro consome, para isto encha o tanque de gasolina e ponha em zero o odômetro do carro (o contador de quilômetros que normalmente fica debaixo do indicador de velocidade). No momento de encher de novo o tanque, tome nota de quantos quilômetros percorreu e divida-o pela quantidade de litros que colocou em seu tanque. Por exemplo 500Km / 50 litros = 10 Km x litro.Uma vez que você saiba o consumo de seu carro nas condições em que costuma dirigir, comece aplicando os conselhos abaixo. Você deve ver resultados já no próximo abastecimento e seu bolso vai agradecer!

Pneus

Calibre os pneumáticos de seu carro cada vez que encher o tanque. O ideal é ler no manual do carro para saber qual é a pressão ideal. Isto melhorará entre 2 e 3 % o consumo.

Carga desnecessária

Elimine o peso desnecessário do veículo. Quanto mais pesado, mais você terá que acelerar o carro para obter a velocidade desejada. Libere do porta-malas: ferramentas, malas, livros, brinquedos e tudo o que não seja necessário levar. Já são mais 1 ou 2% de melhora no rendimento de seu carro.

Limpeza

Mantenha seu carro limpo e encerado! Sim, numa viagem longa, peritos dizem que se pode economizar até 7%, já que se reduz a resistência do ar em contato com a superfície do carro e se aumenta a aerodinâmica.

Marcha Adequada


Utilize a marcha mais alta possível, quando estiver viajando a uma velocidade média e constante. Quando o veículo começa a mover-se, necessita maior força do motor e para isso você coloca a 1ra marcha, uma vez que o veículo alcance certa velocidade é recomendável ir trocando as marchas até a maior sem chegar a ocasionar vibrações ou forçar o motor. Deste modo você só precisará apertar levemente o acelerador e seu motor consumirá menos gasolina.
Trânsito lento

Em trânsito congestionado é recomendável desligar o motor, se for permanecer mais de 5 minutos parado. Isso diminuirá o consumo e o motor não trabalhará sem necessidade.

Ar- Condicionado

Em trechos curtos de cidade ou à baixa velocidade evite usar o ar condicionado. O uso deste dispositivo aumenta o consumo de gasolina em 10% aproximadamente. Em viagens longas, de estrada, não é recomendável manter as janelas abertas já que se criará uma resistência aerodinâmica e uma turbulência dentro do veículo que fará que se exija mais do motor aumentando o consumo.

Organize suas viagens

O motor de seu caro, quando está frio consome mais gasolina que quando quente, portanto fazer várias paradas enquanto o motor está frio aumenta o consumo. Organize os trajetos mais longos primeiro para que o motor esquente e chegue à temperatura de operação ideal, depois os trechos mais curtos. Isto lhe ajudará a economizar alguns litros por semana.

Estilo de Direção


Dirija com calma, especialmente se o trânsito estiver lento ou se estiver na cidade. De nada serve acelerar fortemente o motor se na próxima esquina terá que parar novamente. Aceleradas violentas aumentam o consumo e em distâncias curtas não economizará mais que alguns segundos.

Manutenção

Faça manutenção do seu carro de acordo com o Manual de Manutenção do Fabricante. Velas novas, filtros de ar e gasolina limpos, óleo em condições ideais, gasolina de octanagem adequada farão que melhore o desempenho do carro até 10%.

Do jeito que preço da gasolina anda, qualquer economia é bem-vinda !!

Boa Sorte!
 ÓLEO DO MOTOR

A vida de seu motor depende do Óleo. O óleo reduz a fricção dos metais no interior, além de ajudar a reduzir o calor do motor. Leia o manual do automóvel para saber qual é o tipo de óleo recomendado e o intervalo de troca. Seguir estes cuidados significará uma maior economia a longo prazo e uma maior vida útil do motor. Dependendo da qualidade e tipo, a vida útil do óleo dentro do motor pode variar de 5.000 a 20.000 Km.

PNEUS

É recomendável que, cada vez que você parar num posto de gasolina, ande em volta do veículo revisando os pneus, e pelo menos uma vez por mês calibrá-los. A revisão do estepe e do macaco deve ser feita todas as vezes que você viajar. A falta ou excesso de ar pode ocasionar perda de estabilidade do veículo, maior consumo de combustível, desgaste prematuro e perda da capacidade de manobra entre outros problemas. A vida útil de um pneu novo varia entre os 40 mil e 80 mil Km, se são observadas as dicas sobre a pressão, balanceamento, alinhamento e rodízio das rodas.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DAS RODAS


Recomenda-se alinhar a direção a cada 10.000 km, já que um veículo desalinhado se torna instável e inseguro. Quando está desalinhado, ao soltar o volante o veículo poderá ir para um lado ou outro; outro "sintoma" é notar que os pneus dianteiros não estarão desgastados uniformemente. O balanço dos pneus eliminará vibrações na direção, por isso se recomenda balancear as rodas a cada 10.000 km. Ambos os trabalhos se realizam em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário