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Dicas para conservação de seu automóvel

• Mantenha o tanque de seu veículo sempre acima de 1/4 evitando assim que sujeira do tanque chegue ao carburador, causando falha e possível parada do veículo. 

• Nunca lave o motor do carro com qualquer tipo de produto, nem jogue água direto no motor, pois isso pode causar corrosão e gerar problemas de funcionamento.
• Procure sempre ver se o óleo e a água do veículo estão em bom estado e nível, mesmo que não esteja na hora de trocá-los.
• Valorize seu carro antes da venda. Faça uma manutenção, lave o carro (polimento), e confira os pneus.
• Alinhe seu carro com freqüência, evitando assim o desgaste excessivo dos pneus.
• Evite deixar o carro amanhecer no sereno, isso causa o desgaste da pintura.
•Cheque sempre freios, pneus, luzes, limpador de pára-brisas. Por serem fundamentais à segurança do veículo

Marcha reduzida:
Em pista molhada ao engrenar uma marcha reduzida, não se deve soltar bruscamente o pedal da embreagem. Isso poderá provocar um efeito de frenagem nas rodas motrizes e causar derrapagem. Quando houver necessidade de aplicar uma reduzida em pista molhada, faça-o suavemente. Engrene a marcha e vá soltando aos poucos o pedal da embreagem.

Cinto de segurança:
O uso do cinto de segurança no banco traseiro é tão importante quanto no banco dianteiro. A fita do cinto de segurança não deve ficar torcida no corpo.
Posição da fita no abdome: deve ser abaixo da linha de cintura (barriga) e não sobre ela. Para eliminar a folga excessiva do cinto de segurança com recolhimento retrátil (automático), puxe a fita diagonal para a frente e solte-a.
Gestantes devem usar, sempre que possível, o cinto de 3 pontos com a parte sub-abdominal na posição mais baixa (abaixo da barriga).
Crianças a partir de 4 anos e com menos de l,50m de altura, devem sentar sobre almofadas para que o cinto subabdominal fique abaixo da barriga. O mesmo procedimento deve ser adotado quando o cinto for de 3 pontos, para evitar a proximidade da fita com o pescoço da criança. 

Jamais transporte uma criança no colo.
Em caso de colisão toda a carga será depositada sobre a criança, que dificilmente sobrevive a este impacto.

Nunca transporte crianças no porta-malas do seu veículo.
Esta área foi projetada para deformar-se quando o impacto acontece na traseira, absorvendo a energia do choque, para que as cargas transmitidas aos ocupantes sejam as menores possíveis. Além disso, em impactos na traseira as crianças serão ejetadas pelo vidro traseiro.

Perigos das estradas
Temos muitos perigos que podem surpreender motoristas que não dirigem aplicando princípios da "Direção Preventiva", são eles: buracos, animais na pista, sinalização inexistente ou danificada, chuva, neblina, vento forte, veículos parados na pista por acidente ou defeito, luzes dos outros veículos queimadas ou mal reguladas, ocorrência de defeito no próprio veículo, pedras arremessadas por outro veículo, barro ou óleo ou outras sujeiras na pista, cansaço de motoristas, noite, sol, manobras imprecisas e irresponsáveis de outros motoristas, etc.

Ultrapassagem e ser ultrapassado
Ultrapassar pela esquerda, somente em local, momento e forma apropriados e com boa visibilidade. Ver e ser visto por todos é a regra número um para quem ultrapassa. Ao ser ultrapassado o motorista, obrigatoriamente, deve ceder a esquerda chegando para direita. O motorista da frente deve ceder e facilitar a ultrapassagem, independentemente da velocidade por ele praticada.
Muitas pessoas acham que não devem ceder a ultrapassagem só por estarem trafegando no limite de velocidade da via – isto é errado. Por outro lado a viagem fica menos tensa e mais tranqüila quando os apressados passam e vão embora.

Bateria:
Verifique sempre se a solução está no nível, se não estiver mande colocar água destilada. Observe se há sinais de cor esverdeada ou esbranquiçada nos terminais da bateria, o que indicará sinais de oxidação. Isso prejudica bastante o funcionamento da bateria e conseqüentemente, o sistema elétrico. O processo correto para remover este material é derramar sobre os terminais uma solução de água - de preferência morna - com bicarbonato de sódio. Para proteger os terminais contra a oxidação, use vaselina ou mel de abelha. Não utilize graxa.
 Descansar a mão sobre a alavanca de câmbio provoca desgaste acentuado no sistema, deixando a alavanca folgada e imprecisa provocando aquelas "escapadas de marcha". Utilize a alavanca apenas para trocar marchas.

Se o motor do carro morrer de repente...
A primeira verificação a ser feita é no nível de combustível no tanque. Se realmente o ponteiro estiver lá em baixo, não fique tentando dar partida no carro sem gasolina repetidas vezes, porque se a bomba elétrica funcionar "seca" por muito tempo pode pifar.

Arrancadas bruscas não gastam apenas gasolina. Nestas arrancadas, coxins e câmbio são forçados e dependendo da arrancada podem até quebrar. Lembrando-se ainda, que as engrenagens e juntas homocinéticas sofrem bastante com esse procedimento. Guie de forma suave, é mais econômico e seguro.

Barulho Irritante da borracha rangendo contra o vidro:
Não se desespere. Muitas vezes este pequeno incômodo pode ser resolvido facilmente. Primeiramente, limpe o vidro e as borrachas da palheta com detergente neutro, pois podem estar engordurados. Se não resolver, dobre o limpador para o lado contrário ao que está rangendo para que a borracha da palheta "deite" por igual em ambos os lados, e tenha um contato uniforme com o vidro.

Quando o semáforo está fechado, muita gente acaba mantendo o carro engatado e, conseqüentemente, o pedal de embreagem acionado. Este hábito provoca desgaste acentuado no sistema, deixando desgastado prematuramente o conjunto de embreagem. Portanto, desengate o carro, puxe o freio de mão e aproveite para relaxar um pouco.

Cheiro de gasolina e benzina das mãos:
Se você ficou com cheiro de gasolina ou benzina nas mãos após um breve contato, não se preocupe. A dica para remover o odor destas substâncias é esfregar as mãos com sal grosso ou sal de cozinha umedecidos em água. Em seguida, os bons e velhos água e sabão.

Guia do motociclista:
Use sempre capacete e vestimentas de segurança (luvas, botas, jaquetas, etc). Este equipamento é proteção certa para você e seu garupa.
Saiba usar os freios com habilidade: sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da frenagem. Lembre-se que o freio traseiro, além de ajudar a parar, mantém o equilíbrio da moto.
Vista-se com roupas claras para ser notado a distâncias maiores. Faixas refletivas de qualquer cor nas costa, frente e braços da jaquetas são ideais.
Conheça a postura correta de pilotagem: coluna reta, sentado no centro da moto, com ombros e braços relaxados. Em terrenos irregulares, levante-se sobre a pedaleira para diminuir o impacto. O garupa deve sentar-se bem próximo ao piloto, segurando firme para acompanhar os movimentos e inclinações.

Colocamos aqui os 0800 das principais montadoras, sempre que precisar é só ligar:

AUDI: 0800-149149
BMW: 0800-7033578
CHRYSLER: 0800-7037130
CITROEN: 0800-118088
FERRARI / MASERATI: (11) 30613300
FIAT / ALFA-ROMEO: 0800-7071000
FORD: 0800-7033673
GM: 0800-7024200
HONDA: 0800-171213
HYUNDAI: 0800-559545
JAGUAR: (11) 30611322
KIA: 0800-7711011
LAND ROVER: 0800-7012992
MERCEDES BENZ: 0800-909090
MITSUBISHI: 0800-7020404
NISSAN: 0800-111090
PEUGEOT: 0800-7032424
PORSHE: (11) 30619544
RENAULT: 0800-555615
SUBARU: (11) 55381138
TOYOTA / LEXUS: 0800-7030206
VOLVO: 0800-411199
VW: 0800-195775

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