Meus amigos

Datas (muito) curiosas


Datas (muito) curiosas
14 de janeiro
Dia do Lavador e Manobrista de Carro
(Belo Horizonte)

19 de março
Dia do Contínuo
(Rio de Janeiro)

29 de junho
Dia dos Atores em Dublagem
(São Paulo)

27 de julho
Dia do Jogador de Gatebol
(São Paulo)

1º de agosto
Dia da Desfiadeira de Siri
(Vitória)

17 de agosto
Dia do Camelô
(Belo Horizonte)

27 de agosto
Dia da Luta de Braço
(Belo Horizonte)

11 de setembro
Dia do Árbitro Esportivo

25 de setembro
Dia do Cadáver Desconhecido

5 de outubro
Dia do Bóia-Fria
(São Paulo)

25 de novembro
Dia da Baiana do Acarajé
(Bahia)

17 de dezembro
Dia Municipal do Coveiro
(Belo Horizonte)

Dia da Abreugrafia
O Dia da Abreugrafia é comemorado no dia 4 de janeiro em homenagem ao nascimento do médico brasileiro Manoel Dia de Abreu. Ele se formou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e mudou-se com a família para a França a fim de aperfeiçoar os estudos.

Depois de especializar-se em radiologia, Manoel de Abreu voltou para o Brasil. Em 1936, trabalhando no Rio de Janeiro, ele descobriu uma forma de diagnosticar precocemente os doentes de tuberculose. Este método levou o nome de abreugrafia.

A exemplo do presidente da República, Juscelino Kubitschek, em 1958 o prefeito Ademar de Barros, de São Paulo, instituiu o Dia da Abreugrafia em 4 de janeiro.

Dia do Bibliotecário
O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo.

 Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

O Dia do Carpinteiro e do Marceneiro é comemorado em 19 de março por causa de São José. O marido de Maria, mãe de Jesus Cristo, foi marceneiro e é considerado pela Igreja Católica modelo dos operários.

Dia do Dentista
Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil,no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração .

Dia da Empregada Doméstica - 27 de abril
O Dia da Empregada Doméstica é comemorado na mesma data dedicada a padroeira das domésticas, Santa Zita. Moça humilde e genorosa, ela costumava dividir sua comida e suas roupas com os pobres. Conta-se que certo dia, ao ajudar os necessitados, o alimento que carregava em seu avental se transformou em flores.

Dia do Futebol
Comemora-se o Dia do Futebol em 19 de julho porque a data relembra a fundação do time de futebol mais antigo do Brasil: o Sport Club Rio Grande. Nesse dia, em 1900, a pretexto de comemorar seu 25º aniversário, o alemão Christian Moritz Minemann reuniu 16 amigos no clube Germânia e fundou o time. A Inglaterra mandou chuteiras, calções compridos e camisas para os jogadores. O único título do Rio Grande foi o campeonato estadual de 1936.
Dia Nacional do Grafite
O Dia Nacional do Grafite é comemorado em 27 de março, em homenagem ao artista etíope naturalizado brasileiro, Alex Vallauri, que morreu nesta data em 1987. Na Bienal de 1985, Alex montou uma instalação chamada Casa da rainha do frango assado.

Dia Internacional da Hemofilia. 17 de abril
A data é comemorada no mesmo dia do nascimento do fundador da Federação Mundial da Hemofilia, Frank Scnabel. No Brasil, também realiza uma festa extra em 4 de janeiro, data da morte do cartunista mineiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. Hemofílico, ele foi infectado com o vírus HIV em uma transfusão de sangue. Seu irmão, Herbert José de Souza, tem uma história semelhante: morreu contaminado com o causador da Aids em 1997.

Dia da Imprensa - 1º de junho
Até 1999, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro porque é dessa data a primeira tiragem da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro veículo impresso no Brasil. No entanto, era um jornal oficial preparado pela Coroa Portuguesa, que acabara de chegar ao país. A comemoração mudou para 1º de junho porque nesse dia, em 1808, foi publicado o Correio Braziliense. O jornal, criado por José Hipólito da Costa, quando em exílio em Londres.

Dia da Língua Portuguesa
O escritor português Luís Vaz de Camões faleceu em 10 de junho de 1580. Em sua homenagem, portanto, é comemorado na data de sua morte o Dia da Língua Portuguesa. O poeta, aliás, contribuiu muito para a popularização do português moderno com a publicação de Os Lusíadas, ao lado de Fernão de Oliveira e João de Barros, autores das primeiras gramáticas.

Dia do Macarrão
Comemora-se o Dia do Macarrão em 10 de outubro. A data foi instituída em 1995 durante o I Congresso Mundial de Pasta, em Roma, Itália. O evento reuniu os principais fabricantes de massa de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário