Meus amigos

Curiosidades 6


* Durante a Guerra da Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa "0 Killed" (zero mortos). Dai surgiu a expressão O.K. para indicar que tudo está bem.

* A frase "The quick brown fox jumps over the lazy dog" utiliza todas as letras do alfabeto e foi criada pela Western Union para testar as suas máquinas de telégrafo.

* O nome completo da cidade de Los Angeles é: "El Pueblo de Nuestra Señora La Reina de Los Angeles de Porciuncula". Este nome pode ser abreviado até 3,63% do seu tamanho: "L.A."

* A origem verdadeira da palavra BICA vem da própria palavra. Bica, em português, é o tubo de saída da água de uma fonte. Ora a máquina expresso tem o manípulo de saída do café em forma de uma ou duas "bicas", ao contrário da máquina de filtro que possuía uma torneira. Assim, em Lisboa, os melhores cafés tinham café de filtro, da torneira, e café expresso, da bica. E assim ficou o termo até hoje.

* Há 4.000 anos, na Babilónia, o pai da noiva encarregava-se de, durante um mês após o casamento, fazer uma cerveja à base de mel para o marido da sua filha. Como tinham um calendário lunar, este período era chamado de "honey month" (mês de mel). A expressão evoluiu e tornou-se "honeymoon" (lua de mel).

* O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia. Estima-se que até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais. Depois dela, vem o Alcorão, livro sagrado do Islamismo, seguido do Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung. O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo para Rapazes), escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escotismo.

 # Provavelmente, o livro mais procurado da história é o Necronomicon, que não existe. Este livro aparece nos relatos de H.P. Lovecraft e foi escrito pelo árabe louco Abdul Alhazred. Apesar de tudo isto, existem múltiplas fichas de registo em bibliotecas de todo o mundo, mas nunca ninguém encontrou nenhum dos volumes originais da dita obra.

# O idioma mais difícil de aprender é o Basco, que é falado no País Basco (nordeste de Espanha e Sudoeste de França). Este idioma não está relacionado com mais nenhum idioma no mundo. O Mandarim é o idioma mais falado em todo o mundo, seguido pelo Inglês. O Português aparece em 7º lugar.

# No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito "é mais facil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus". O problema é que São Jerónimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra "kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "kamelos" são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A ideia da frase permanece a mesma, mas qual parece ser a mais coerente?

# A palavra "xeque-mate" no xadrez vêm da frase Persa "Shah Mat" que quer dizer "O Rei está Morto".

# 56 Km - O comprimento da linha que um lápis inteiro consegue desenhar (ou aprox. 50 mil palavras).

# Hoje, existem mais de 2.700 idiomas falados em todo o mundo e mais de 7.000 dialectos. Só na Indonésia falam-se 365 línguas diferentes. Em África existem mais de 1.000 idiomas.

# Antigamente, em Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o consentimento do rei (a não ser que se tratasse de um membro da família real). Quando queriam fazer amor, tinham que pedir ao monarca, que lhes entregava uma placa, que deviam colocar à frente da porta do quarto enquanto tivessem relações. A placa dizia "Fornification Under Consent of the King". Essa é a origem da palavra "fuck".

# A parte do México conhecida como Iucatan vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como é que eles chamavam a esse lugar, e o índio respondeu "Yucatan". Mas o espanhol não sabia que ele estava a dizer "Não sou daqui".

# Quando os conquistadores ingleses chegaram à Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual era o nome do bicho. O nativo repetia sempre "Kan Ghu Ru", e portanto adaptaram-no para o inglês, "kangaroo" (canguru). Depois, os linguistas determinaram o significado, que era muito claro: os aborígenes queriam dizer "Não te entendo".

# Os árabes têm quase mil palavras diferentes para designar um camelo.

# É uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Tétis segurou o seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulhá-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que o seu filho iria morrer na guerra de Tróia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles levou uma flechada no seu único ponto vulnerável: o calcanhar, que não tinha sido banhado no rio pela sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar-de-aquiles indica um ponto franco de uma pessoa.

# Tanto a escrita chinesa como a japonesa são feitas de cima para baixo e da direita para esquerda. As duas são bastante complexas, em especial a da língua japonesa. Ela possui três alfabetos: o hiragama, o katakana e o kanji.

# Na Roma Antiga, quando era preciso dizer a verdade nos tribunais, em vez de jurar com a mão sobre a Bíblia como se faz hoje, os romanos faziam-no apertando os testículos com a mão direita. É deste antigo costume que vem a palavra testificar.

# Em Londres são falados cerca de 700 idiomas diferentes. Em alguns subúrbios da cidade, o Inglês passou a ser o segundo idioma. O mesmo está a acontecer em cidades como Nova York, Los Angeles, Miami e Singapura.

# O alfabeto Havaiano é composto por apenas 12 letras.

# Aos domingos os espanhóis iam caçar e cozinhavam para as mulheres. Faziam arroz misturado com o fruto da caça que podia ser também pesca. O prato era feito para "ellas" ou melhor ... paella.

# A obra literária mais extensa do mundo é uma espécie de Bíblia da doutrina budista, tal como é praticada no Tibete. Compõe-se de duas partes: o Kandjur, que contém os preceitos em 108 volumes de mil páginas cada um; e o Tandjur, a interpretação desses preceitos, que se estende por mais 225 volumes.

# A invenção da escrita foi atribuida aos Sumérios da Mesopotânia no 4º Milénio antes de Cristo. Os seus descendentes, os Sumero-Babilónios, desenvolveram o sistema temporal que usamos hoje em dia: uma hora dividida em 60 minutos, divididos em 60 segundos.

# Dejà Vu - (Do francês, «já visto») Expressão ligada à sensação de que já se presenciou um evento ou uma situação que ocorre, afinal, pela primeira vez. Diz-se também dejà vu algo que não apresente uma esperada originalidade (na moda, por exemplo).

# Ex Aequo - (do Latim, «por título, com igual mérito»). Expressão, presente na obra de Séneca, Epodos, actualmente associada a prémios ou distinções atribuídos a mais do que uma pessoa.

# Curriculum Vitae - (Do latim, «carreira da vida»). Registo descritivo de dados biográficos, académicos e profissionais, geralmente associado a uma candidatura profissional.

# Bar Mitzvah - No judaísmo, é iniciação de um rapaz na comunidade judaica de adultos, que tem lugar por volta dos 13 anos de idade. Menos comum é a bat mitzvah ou bat, para raparigas a partir dos 12 anos. A criança lê uma passagem da Tora durante o sabat na sinagoga, sendo subsequentemente considerada como membro de pleno direito da comunidade.

# Na escrita chinesa, o símbolo que significa a palavra "problemas" é representado desenhando duas mulheres sob o mesmo tecto.

# Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", que contava a história de um príncipe em busca do amor e da sabedoria. A pessoa que escreveu o maior número de romances na história também é uma mulher. Barabara Cartland é autora de nada menos que 723 romances, que venderam mais de um bilião de cópias em 36 idiomas, fazendo dela também a autora de romances mais vendida do mundo.

# O livro mais antigo do mundo é o Y-Ching ou Livro dos Números dos chineses, hoje tão em moda entre os que acreditam em profecias e adivinhações. Muito tempo antes de Confúcio, já causava grandes controvérsias entre filósofos na China e também na Índia.

# O nome da cidade de Aveiro, Portugal provém da palavra em latim "auiarium" que significa "aviário". Daí a origem dos doces tradicionais da terra, os Ovos Moles.

# Em 1999, os primeiros 3 livros na série de Harry Potter, de JK Rowling, venderam mais de 18,5 milhões de cópias nos EUA, e mais de 4,5 milhões de cópias no Reino Unido. O primeiro título da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" vendeu mais de 1,5 milhões de cópias no Reino Unido e 10,4 milhões nos EUA, um recorde para um livro infantil num ano.

# Ernest Vincent Wright escreveu um romance em 1939 com 50.110 palavras. Nenhuma das palavras contém a letra "e". O mais interessante é que a letra "e" é a mais utilizada na língua inglesa.

# A menor peça de teatro de sempre foi "Breath" de Samuel Beckett. Foram 35 segundos de gritos e respiração profunda!

# Quando Jonathan Swift publicou as "Viagens de Gulliver" em 1726, ele tinha a intenção de chamar a atenção do mundo sobre a ferocidade da natureza humana. Hoje, o livro é considerado uma história para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário