Meus amigos

Curiosidades 4


O primeiro computador do mundo

O primeiro computador surgiu em 1941 e se chamava Z3. Ele foi construído pelos alemães e tinha como principal função a codificação de mensagens. Porém foi destruído em Berlim, nos deixando pouquíssimas informações.
(Colaboração de Devid Castro)

Por que devemos pegar os CDs pelas bordas?

Os cuidados ao manusear CDs normalmente é bem grande. As pessoas têm o hábito de segurá-los pelas bordas ou então passar o dedo pelo orifício central de encaixe no CD player. Talvez alguns pensem que esses são cuidados excessivos já que os discos são bastante resistentes e suportam arranhões sem que isso interfira na sua qualidade de som, o que não acontecia com os antigos LPs. Porém cuidar bem deles ajuda mais a manter a constituição física do seu CD player do que do disquinho em si. O toque na parte inferior do CD, que é lida pelo aparelho, pode incentivar o acúmulo de pó e gordura em sua superfície, elementos que em certa quantidade prejudicam o leitor a laser e o motor do "tocador".

Como e por quê são feitos os MP3

CDs utilizam um gigantesco número de bits (unidade de informação) para cada segundo de música. Por isso, armazená-los no disco rígido do computador seria algo pouco prático. Fazer download na Internet de uma música então, nem se fala. Levaria cerca de 2h para "baixar" um arquivo de três minutos. Os MP3 (formato de música digital bem difundido entre os micreiros) foram feitos para comprimir esse espaço e tornar as músicas digitais acessíveis aos computadores e "transportáveis" via rede. O grande desafio era diminuir o espaço ocupado pela música sem baixar sua qualidade. A estratégia usada é a seguinte, existem sons que o ouvido humano não escuta, há outros que escutamos melhor e ainda aqueles que são abafados por outros ruídos. A partir disso, concluiu-se que há sons que podem ser retirados das músicas sem que percebamos, diminuindo o tamanho do arquivo. Depois de feito, é usada a técnica usual de compressão de arquivos que ainda pode diminui-los pelo menos em 10 x


Uma idéia que tem tudo para colar

Assim como os disquetes foram deixados de lado quando os CD-ROMs invadiram o mercado da Informática, os discos prateados correm sérios riscos de serem aposentados. A ameaça, que mais parece uma gozação, vem do experimento de cientistas alemães, que conseguiram armazenar dez gigabytes de dados em um rolo de fita adesiva comum, usando tecnologia laser. As camadas da fita são gravadas com um laser de alta precisão que deixa hologramas constituídos de pequenos pontos, onde são gravadas as informações. Para o alívio dos modernos Compact Discs, a tecnologia ainda levará alguns anos para ser aperfeiçoada.

Origem da expressão "Bug"

Os primeiro computadores eram grandes e utilizavam válvulas. Como consequência, as salas nas quais ficavam em funcionamento os tais "monstros" (em comparação aos micros de hoje) eram abrigos perfeitos para insetos ("bugs" em inglês), causando grandes problemas. Os bichinhos pousavam em alguma válvula ou chave, e morriam. Iam se acumulando até que as coitadas das máquinas paravam de funcionar - pois não tinham a mesma tecnologia de hoje. Quando descobriram a causa das máquinas pararem, ou seja, os insetinhos, acostumaram a chamar qualquer problema de BUG, originando assim a tão conhecida expressão.
(Colaboração de Thaís Couto)

Dentista descobridor da anestesia foi condenado à prisão após paciente ter morrido em sua cadeira

Quem descobriu da anestesia foi um dentista americano, Horace Wells. Em 1844, assistindo a um espetáculo de variedades, impressionou-se porque as pessoas, agitadas sob efeito de um gás que fazia rir, não sentiam dor quando se feriam ao tropeçar nas cadeiras do teatro. Wells começou a usar o gás para anestesiar seus pacientes, até que um deles morreu na cadeira. Condenado à prisão, Wells terminou a vida na miséria.

Mais curiosidades
O nosso calendário desconsidera alguns anos como bissextos para evitar maiores confusões
Um ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Arredondando para 365 dias e 6 horas, teremos o seguinte: três anos de 365 dias e um de 366. Assim, no primeiro ano, "perdemos" seis horas; no segundo, 12; no terceiro, 18; e quando, no quarto, iríamos perder 24 horas (um dia), fazemos um ano de 366 dias e tudo volta ao normal. Ótimo, se o ano realmente tivesse 365 dias e um quarto. mas esse valor arredondado é cerca de onze minutos maior que o correto. O resultado é que a cada 400 anos, ficamos um dia à frente do calendário. A solução é a seguinte: os anos múltiplos de 100 não são bissextos, mas os múltiplos de 400 são. Assim, 1900 não foi bissexto. Agora, em 2000, estamos quase 24 horas atrasados. Então consideramos 2000 normalmente bissexto.


Ao contrário da crença geral, a tetraciclina não deve ser tomada com leite

Pesquisas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, revelam que a tetraciclina não devem se tomada com leite, ao contrário da crença geral. Este antibiótico combina-se com o cálcio do leite e forma um composto insolúvel, o que reduz a sua absorção e, portanto, a sua eficácia.

Verdadeiro inventor da máquina de escrever foi um padre brasileiro

O verdadeiro inventor da máquina de escrever foi um padre brasileiro, José Francisco de Azevedo. Além de matemático era excelente mecânico. Ganhou medalha de ouro por um protótipo em 1861, em exposições de Pernambuco e Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, só em 1868 é que Christopher Sholes registrou a patente.

Hábito de fumar foi levado dos índios norte-americanos para a Europa por um inglês

O hábito de fumar foi adquirido dos índios norte-americanos pelos colonizadores ingleses. Foi levado à Inglaterra por Walter Raleigh e dali se difundiu pela Europa. Conta-se que um criado, ao ver Raleigh soltando fumaça pela boca e pelo nariz, jogou-lhe uma jarra de cerveja, pois pensou que estivesse prendendo fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário