Meus amigos

Curiosidades 2


10 Bons Motivos para uma Cervejinha.

1. 93% de água. Os adultos necessitam de mais de dois litros de água por dia. Comparada com outras bebidas alcoólicas, a cerveja combate melhor a sede pelo seu alto conteúdo de água, que compensa os efeitos desidratantes do álcool.

2. Álcool (etanol) 3,4%/9%. Se for ingerido em doses moderadas, o álcool contribui para evitar a acumulação de gordura nas paredes arteriais.

3. Carboidratos de 2% a 3%. Proporciona cerca de 20 g da maior fonte de energia do corpo humano.

4. Calorias. 33 ml de uma cerveja normal contêm cerca de 150 kcal (menos 60 do que um refrigerante de cola), com a vantagem acrescida de não provocar cáries. Com certeza que 9 em cada 10 dentistas lhe recomendariam.

5. Gorduras. Zero... tinha dúvidas?

6. Magnésio (48 mg, 12% da DDR*) e silício (6 mg). O consumo de cerveja associa-se a uma maior densidade mineral nos ossos, atuando como fator preventivo à osteoporose.

7. Potássio (190 mg, 12% da DDR). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.

8. Vitamina B12 (0,8 mcg, 48% da DDR). Produz serotonina e dopamina, as duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar.

9. Vitamina B2 - Riboflavina (8% da DDR). Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também atua como cicatrizante.

10.Vitamina B5 - Ácido Panthoténico (4% da DDR). Sintetiza os lipídeos e o açúcar dos alimentos. 

Recordes Geograficos

A maior cordilheira
Cordilheira dos Andes, na América do Sul, com 8 mil quilômetros.

A maior ilha
Groenlândia, com 2.175.600 km2.

A montanha mais alta
Mauna Kea, no Havaí, tem 10.203 metros a partir do fundo do oceano Pacífico. Se for considerado apenas o pedaço que fica acima do nível do mar, a montanha conta com 4.205 metros.

A principal queda d'água
Angel, na Venezuela, com 979 metros de altura.

O lago mais alto
O mais alto lago navegável é o Titicaca, no Peru, 3.811 metros acima do nível do mar.

O lago mais profundo
Lago Baikal, Rússia, com 1.620 metros.

O maior golfo
Golfo do México, com 1.502.200 km2.

O maior lago
Mar Cáspio, entre Rússia e Irã, 372.000 km2 e 980 metros de profundidade.

O maior rio em extensão
Amazonas, com 7.025 quilômetros.

O maior vulcão
Gallatiri, Chile, com 6.060 metros.

O oceano mais profundo
Oceano Pacífico, com uma profundidade média de 4.267 metros.

O ponto mais alto
Monte Everest, no Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8.850 metros acima do nível do mar.

O ponto mais baixo
Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.

O ponto mais chuvoso
Monte Waialeale, no Havaí, com uma média anual de 11.680 mm.

O ponto mais frio
Estação de Vostok, na Antártida, -89,2ºC (21/07/1983).

O ponto mais quente
El Azizia, Líbia, 58ºC (13/09/1922).

O ponto mais seco
Deserto de Atacama, no Chile, sem chuvas do ano de 400 a 1971.

O planeta Terra

O planeta Terra
A Terra formou-se entre 5,6 bilhões e 4,5 bilhões de anos atrás. A forma de vida mais primitiva de vida iniciou-se no período pré-cambriano, há cerca de 3 bilhões de anos. Os geólogos distinguem a história na Terra em eras, que são divididas em períodos.
Os primeiros animais a aparecerem no planeta foram os celenterados e eram uma espécie de parentes das medusas e águas vivas que conhecemos hoje. Eles surgiram entre 600 milhões e 570 milhões de anos, nos oceanos. Leves e sem ossos, eram moles como gelatina e incapazes de se locomover sozinhos. Eram transportados pelas correntes marítimas.

Aniversários ao redor do mundo

Aniversários ao redor do mundo
Veja como se comemora o aniversário em outros lugares do mundo:

Rússia, Sérvia, Bulgária e Grécia
É costume entre os fiéis da Igreja Ortodoxa batizar seus filhos com nomes de santos. Por isso, alguns comemoram o aniversário no dia consagrado ao padroeiro. Outra prática comum é fazer duas festas, uma na data de nascimento e outra no dia dedicado ao santo.

Japão
Para os meninos, o aniversário de 5 anos é considerado importante porque com essa idade, na época dos samurais, eram apresentados como guerreiros. As meninas, por sua vez, aguardam com ansiedade a festa de 7 anos, durante a qual recebem seu primeiro quimono. Também é tradição homenagear as crianças de 3, 5 e 7 anos no dia 15 de novembro. Na ocasião, os pais levam os filhos para rezar no templo e lhes presenteiam com doces.

Finlândia
Além de se hastear a bandeira do país na casa do aniversariante, faz parte da tradição fazer um café da manhã especial em família.

Senegal
A família do aniversariante prepara diversos tipos de carne e distribui pela vizinhança.

Tailândia
Os seguidores do budismo aproveitam a ocasião para fazer boas ações. Também faz parte dos costumes entregar alimentos aos monges que passam pela rua.

México, Chile, Cuba e El Salvador
Durante a festa de celebração da data, o aniversariante, de olhos vendados, deve quebrar a piñata (vaso de barro cheio de bala) com uma madeira. Enquanto isso, seus amigos cantam músicas tradicionais.

Coréia
Na primeira festa de aniversário, a criança é colocada em frente a uma série de objetos trazidos pelos convidados. Acredita-se que o presente escolhido pelo bebê dá uma pista de seu futuro e de sua futura profissão. O carretel de linha indica vida longa; o livro, dedicação aos estudos; e dinheiro e arroz, sucesso financeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário