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Carro USADO.

8 PASSOS PARA COMPRAR SEU CARRO USADO

A seguir você vai encontrar algumas recomendações para que possa realizar uma boa compra e não tenha que efetuar consertos caros logo depois.

1.- Carroceria
* Observe se há indícios de óxido, massa, pontos de ferrugem no fundo do porta-malas, na parte inferior das portas e nas dobras dos pára-lamas.
* Verifique que as portas, capô do motor e o porta-malas não estejam desencontrados; eles devem abrir e fechar perfeitamente.
* Verifique se os pára-choques estão em boas condições.

2.- Suspensão e pneus
* Observe se os pneus têm o desgaste uniforme e sem inclinações, já que isto indica um alinhamento deficiente. Também os pneus devem estar em boas condições.
* Examine o estado dos amortecedores. Empurra o carro para cima e para baixo umas duas ou três vezes. Depois de soltar, o normal é que ele desça uma vez, suba e estabilize no meio. Se ficar pulando, é sinal de que já passou da hora de fazer a troca.
* Inspecione o chassi para detectar se houver fugas de óleo.

3.- Motor
* Verifique que o motor esteja limpo, sem manchas de óleo, gasolina ou ferrugem. Se houver rastros destas substâncias, o mais provável é que existam vazamentos, cujo conserto muitas vezes sai caro.
* Observe que o radiador não apresente manchas verdes ou óxido, pois isso indica que tem vazamento de água, o que vai trazer outro desembolso.
* Se o escapamento soltar fumaça branca azulada significa que está passando óleo, se a fumaça é preta, a unidade requer uma boa regulagem.
* Outro teste é passar o dedo dentro do tubo de escapamento, se o dedo sair preto e oleoso o motor esta passando óleo.
* Mantenha os pólos limpos da bateria, observe que não tenha sinais de corrosão ou incrustações brancas.
* Revise o contador da quilometragem, pode estar alterado.É melhor calcular a vida e o desgaste do veículo com base em outros parâmetros, como o ano de fabricação, manual de manutenção, condições do motor, carroceria e pneus, entre outros.

 4.- Sistema Elétrico

* Verifique o correto funcionamento do sistema elétrico: luzes interiores e exteriores, baixas, altas, luzes de alerta e pisca piscas, limpador de pára-brisas, ar condicionado, toca-fitas, trio elétrico e acendedor.

5.- Estofamento

* Assegure-se que os assentos e o estofamento estejam em bom estado; não devem encontrar-se costuras, rasgados nem umidade neles. Se tiverem cobre assentos, retire-os para ver o estado original deles.
*Assegure-se de que os vidros dianteiros, posterior e laterais não se encontrem quebrados nem riscados.

6.- Test drive

* Nunca compre um carro usado ou novo sem testá-lo primeiro.
* Antes de movimentar o automóvel teste os pedais e acostume-se a eles. O acelerador e o pedal de embreagem devem estar firmes e retornar rapidamente quando se tira o pé deles. O pedal do freio não deve baixar mais de 5 -7 centímetros.
* Ligue o automóvel e dirija-o aumentando a velocidade gradualmente. Ao realizar a mudança de velocidade não deve existir nenhuma obstrução no movimento da alavanca do câmbio.
* Verifique a direção dirigindo a 20 km/h, assegure-se de estar em um lugar sem carros ao redor, gire o volante totalmente para um lado e para outro; durante esta operação o veículo não deve mover-se bruscamente.
* Em uma rua sem tráfego, acelere até 50 km/h e freie totalmente, o freio não deve ser muito macio ou chiar e o automóvel não deve desviar do rumo.
* Pare em uma rampa e puxe o freio de mão com o veículo em ponto morto, este não deve mover-se.

7.- Documentação

* Verifique os números de série que aparecem no chassi de acordo com o registrado no documento.
* Exija que lhe entreguem toda a documentação do automóvel inclusive o Manual do Carro com as revisões e garantias que se apliquem:
* Solicite ao vendedor seus dados pessoais, endereço, telefone, nome completo, etc., e que se identifique com documentos oficiais.
* Verifique o RENAVAM do veículo em busca de multas e/ou irregularidades no pagamento de IPVA.

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