Meus amigos

Cães. Você sabe a diferença entre as raças?

Leia aqui as características e origens de algumas delas.


Raças do norte
O grupo de cães de raças nórdicas ou spitz inclui os husky, elkhound, akita japonês e chow-chow. Têm espáduas poderosas e pelagens densas, que largam abundantemente. Têm uma enorme resistência, são independentes e solitários.

Cães de rebanhos
Os collies e os pastores evoluíram para trabalhar em conjunto com pastores e agricultores. Criados por causa da resistência e por morderem as patas do gado, são leais e enérgicos. Ladram quando se excitam e têm tendência para as mordidelas.

Cães de guarda
Os cães de montanha como o são-bernardo e o cão-dos-pirinéus foram criados para guardar rebanhos na ausência dos pastores. São descontraídos mas independentes, com tendência para serem demasiado protetores. Raças como as dos dobermanns e boxers foram criadas para proteção das casas.

Galgos
Os galgos, whippets, deerhounds, afegões e salukis, são constituídos para a velocidade. As vezes solitários e distantes são pouco expansivos.

Cães de caça
Os setters, pointers, spaniels e retrievers foram criados para serem cooperativos e para responder bem às ordens dos humanos. Por isso são, particularmente, afetuosos.

Cães de faro
Os boodhounds, basset hound e beagles foram originalmente criados para seguir rastros, trabalhar em matilhas e emitir sinais para os seus donos. Comunicam-se bem com os outros cães e conseguem seguir os rastros mais tênues.

Terriers
Foram desenvolvidos para a caça de pequenos animais. São, na sua maioria, pequenos e robustos escavadores, com latidos fortes. Raramente recuam quando são desafiados e constituem as raças com mais tendências para morder.

Cães de companhia
Os cães toys, tais como chihuahuas, pequenos poodles e bichons, foram sempre criados para companhia. Adoram o afeto e o contato dos humanos. 

Cães-Guia

Algumas raças de cachorro se adaptam bem ao treinamento para auxiliar os deficientes visuais.

Os primeiros cães adestrados que serviram de guias para deficientes visuais foram treinados após a Segunda Guerra, visando auxiliar os feridos no combate que retornavam às suas cidades de origem. Desde então, escolas de treinamento espalharam-se pelo mundo. Mas no Brasil, há poucos locais onde existe esse tipo de treinamento. As raças que melhor se adaptam a essa função são os pastores alemães, golden retrievers e os labradores.

O treinamento dura em média dois anos e o cachorro pode exercer a função até os sete, oito anos de idade, enquanto seus sentidos e saúde estiverem perfeitos. Isso é muito importante porque é ele quem conduz seu dono, ajudando-o a andar pelas ruas, distanciando-o de possíveis perigos. A chave do sucesso nesse serviço está no temperamento dos animais. Atenção, obediência e a calma são algumas características fundamentais a eles.

Caudectomia

É normal a caudectomia? Leia este artigo e saiba como e aonde cortar a cauda do seu bichinho.
É normal encontrarmos um poodle com uma cauda tão pequena que afeta totalmente o charme do nosso amigo, pois não se pode fazer um lindo "pompom" quando for tosado ou até mesmo participar de uma exposição. Muitos cães que sofrem caudectomia têm sua cauda cortada fora do padrão específico para cada raça, normalmente é cortado em um tamanho único, mas para que isso não ocorra mais, quando for cortar a cauda de seu amigo, é só pergunte a um veterinario a tabela de cada raça.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário