Meus amigos

Arranjos para a mesa:


Flores, frutas, cores e arranjos especiais:

Alguns componentes de decoração contribuem para dar o tom na sua recepção. O item de cores é um item que traduz a essência de um acontecimento, elas estão nas flores, frutas, toalhas e louças. Para saber escolher, dosar e combinar é necessário conhecer o significado de cada cor e o impacto que podem causar no ambiente. Confira:

Vermelho - é o matiz mais dramático que existe. Transmite energia e tem visualização rápida, pode surtir um belo efeito, por isso deve ser utilizado com moderação. As flores mais utilizadas com essa cor são as rosas, tulipas, gérberas, crista de galo.

Laranja – tem quase a mesma intensidade do vermelho, transmite otimismo e alegria. Duas flores com essa cor são utilizadas atualmente, o girassol e o lírio.

Rosa – Ideal pára dar um ar romântico à ocasião, traz suavidade ao ambiente, excelente para casamentos. As flores mais usadas com essa cor são: rosa, amarílis, dália, angélica.

Amarelo – transmite idéia de riqueza afinal, é a cor do ouro. Ligados a ela sentimentos de força, entusiasmo e trazem positivismo ao ambiente. Lírios, girassóis, narcisos, crista de galo, palmas são as flores que mais prestam às decorações.

Verde – essencial em qualquer arranjo, é uma das cores que mais lembram harmonia e paz. São inúmeras as plantas que se prestam à decoração, entre elas as dracenas, ciprestes, eucalíptos, samambaias, avencas, etc.

Azul – leva otimismo e esperança ao ambiente e as flores mais comuns nas decorações são: jacintos, papoulas, agapantos, etc.

Branco – indispensável até mesmo para compor um arranjo com outras cores, é a cor da paz. Copos de leite, rosas, lírios, boca de leão e orquídeas dão a vida e harmonia às outras flores do arranjo. 

- Mantenha a boa postura.
Não se esparrame na cadeira ou se debruce sobre a mesa.
- Se houver um guardanapo de tecido, desdobre e o coloque sobre os joelhos. No final da refeição, deixe-o solto sobre a mesa.
- Não utilize faca para comer massas.
Enrole o macarrão no garfo, com a ajuda de uma colher. No caso de uma lasanha corte-a com o garfo.
- Pode ser usado talher próprio para comer peixe. Mas se o peixe for frito, utilize apenas o garfo.
Ao mastigar um peixe com espinha não perca a classe.
A forma mais sutil de se livrar dela é cobrir a boca com a mão esquerda em forma de concha, pegar a espinha com os dedos polegar e indicador e colocá-la num canto do prato.
- Se o pedaço de frango tiver osso, não hesite pegue-o com a mão. Se não tiver, corte-o normalmente com a faca.
- Para comer pudim, sorvete ou creme use sempre a colher e se precisar de uma ajuda use o garfo.
- Além de sopa pode ser servido em prato fundo:
Massas com molho. Nesse caso o prato fundo vai à mesa sobre um prato raso, sobremesas cremosas, risotos e mocotó.
- Tanto a azeitona como as frutas que enfeitam a borda do copo de um drinque podem ser comidas.
O melhor é fazê-lo rapidamente para que não se torne incomodo tomar a bebida.
- Quando for servir o café, arrume as xícaras, com a base no pires, e o bule na bandeja.
Caso a dona da casa não queira colocar o bule na badeja, as xícaras poderão ser levadas com o café já servido.
Ofereça o café sempre sem açúcar.
- Em mesas finas não há paliteiros.
Nunca, mas nunca mesmo, palite os dentes na mesa. O ideal é deixar os palitos visíveis para os convidados no banheiro social.
- Não é delicado interromper a refeição de ninguém em um restaurante.Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.

Pegue os salgadinhos com a mão, o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca.Nunca fale enquanto estiver mastigando, nem mastigue de boca aberta.
Os guardanapos não devem ser trocados a cada novo salgado.
- Caso você morda um salgadinho e o queijo insiste em esticar, o ideal é cobrir a boca com um guardanapo para poder partir o queijo com os dentes e remover o excesso com o próprio guardanapo.
- As taças de champagne devem ser servidas só pela metade para a bebida não esquentar antes de chegar ao fim.
- Quando terminar de comer, coloque os talheres paralelamente sobre o prato.
Tanto faz que seja na horizontal, diagonal ou na vertical, mas mantenha a faca acima do garfo ou à direita.
Se houver muitos talheres, comece sempre de fora para dentro
- Não se deve nem encher o prato nem misturar muitas comidas de uma vez.
- Se você estiver jantando em casa de amigos e o prato principal tiver o ingrediente que você tem alergia, aceite apenas os acompanhamentos, sem fazer alarde. Se a dona da casa perceber, diga a verdade. Mas se o problema for não gostar da comida, peça para servirem pouco e coma somente a guarnição.
Para disfarçar toque a comida os talheres.
- Se precisar ir ao banheiro no meio de um jantar, peça licença à pessoa que estiver sentada ao seu lado, tomando o cuidado de não interrompê-la se ela estiver falando.
- Caso esteja resfriada e precise espirrar, coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer barulho, mantendo a boca fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário