Meus amigos

Adestramento


Você é o dono da casa e ele deve obediência e respeito à você.

APRENDA COMO EDUCAR SEU CÃO
É importante que seu cãozinho seja condicionado a fazer as coisas certas desde filhotinho. Comece a educá-lo no dia da chegada dele ao novo lar, ele deve aprender a ter obediência e saber quem são os donos da casa. Para educar seu bichinho será necessário Ter paciência e determinação. Primeiramente devemos lembrar que o animal não entende nada do que falamos, ele apenas observa o jeito como o tratamos e acaba condicionado a obedecer certas palavras, é importante que se use palavras curtas e firmes demostrando exatamente o que elas significam, como por exemplo “não”, “aqui”, “fora”, sempre dando a entonação certa do que cada uma significa.

Quando se quer ensinar a um cão o que é certo e o que é errado, além de falar com firmeza tem que monstrar o que você está querendo dizer. Ex: se o cãozinho fez xixi pela primeira vez no lugar errado (porque ele ainda não sabe onde é o certo), pega-se o animal pela parte de cima do pescoço, leve-o até o xixi errado e fale firmemente “não” então leve-o para o local onde ele deve sempre fazer suas necessidades e diga com uma voz mais suave “aqui”, sempre apontando para o local que é o certo. Aí o cãozinho vai começar a entender o que segnifica cada palavra. E toda vez que ele fizer xixi ou cocô no lugar errado repita o mesmo gesto, mostrando para ele o que é certo e errado. Tudo que você quizer ensinar deve ser desta maneira.

Vejamos outro exemplo: se você deseja que ele aprenda a sentar ou dar a patinha, primeiro mostre para o cão o que é cada é a patinha e diga em bom tom “dá a patinha”, e mostre o que é que você está querendo dizer com gestos (pegue a patinha dele e levante). É importante que cada vez que ele acertar você faça um carinho e demonstre que gostou muito para ele aprender que acertou. Outra dica é jamais demonstrar a um animal que você está com medo dele. Você é o dono da casa e ele deve obediência e respeito à você.
Não permita que ele rosne para os outros e nem avance em ninguém. Mas se o que você quer é um cão de guarda, é importante procurar um adestrador profissional. O cachorro deve começar a ser adestrado aos seis meses.

Recomenda-se procurar profissionais com referência, porque há pessoas que acham que batendo no animal ele irá aprender e isto não é verdade. Não faz parte do adestramento bater no cão, deixá-lo isolado a maior parte do tempo e nem provocá-lo. Violência não ensina nada, agindo assim seu cão se tornará agressivo e não adestrado. Cuide sempre bem e com carinho o seu melhor amigo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário