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10 ALIMENTOS com alto valor nutritivo

AVEIA - Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios. Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

ALHO - Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL.Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

AZEITE DE OLIVA - Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).

CASTANHA-DO-PARÁ - Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na
prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.

CHÁ VERDE - Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade. Quantidade recomendada: De quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).

MAÇÃ - Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata. Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.

PEIXES - Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o
salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames.
Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a
depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer. Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

SOJA - Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon. Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol)

TOMATE - Auxilia na prevenção do câncer de próstata. Quantidade
recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

VINHO TINTO - A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a
aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias,
prevenindo doenças do coração. Quantidade recomendada: dois copos de
suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção
das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais
ainda não foi identificada pelos pesquisadores.
Além dos superalimentos apresentados acima, a lista ainda pode ser
completada com os seguintes:
MEL
LEVEDO DE CERVEJA
LIMÃO - limonada sem açúcar pela manhã em jejum pode ajudar a emagrecer
IOGURT
MISSÔ
GERME DE TRIGO. 

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