Meus amigos

As Samambaias


As Samambaias
Em geral são utilizadas como plantas de interior,mas também gostam do ar livre.Requerem boa iluminação,mas não direta,preferem meia sombra ou sombra total.
As samambaias pedem um ambiente com umidade alta e rega freqüente. As folhas amarelas e os ramos secos devem ser podados.
O xaxim deve ser regado por todos os lados sem encharcar.Um bom substrato pode ser feito com uma mistura que contenha pelo menos 50% de terra adubada (húmus)com terra 40%e areia grossa (10%).Para mantê-las saudáveis aplique um fertilizante adequado para samambaias uma vez por mês, de acordo com as orientações do produto.
As samambaias são muito sensíveis às baixas temperaturas,não suportam geadas;o frio acima de zero grau não mata, mas detêm seu crescimento.A temperatura ideal deve oscilar entre 15 e 25o C.No inverno convém mantê-las no interior da casa em lugar muito luminoso e afastado de fontes de calor. O calor excessivo e o ar seco podem danificá-las.Também pedem ambientes ventilados,mas sem correntes de ar nem mudanças bruscas de temperatura.Um problema comum que atinge as samambaias são os pulgões, que são como pontinhos brancos que se instalam nos brotos e caules, absorvendo a seiva. Existem bons produtos no mercado indicados para pulverizar sobre as plantas.


HORTÊNSIAS
A Hortênsia é um arbusto caducifólio, quer dizer, que suas folhas caem antes do repouso invernal. Não podem estar todo o dia ao sol (embora dependa do clima), preferem a sombra ou a semi-sombra.

Você terá que manter a planta recém transplantada bem regada até que se estabeleça.

A Hortênsia não deve estar a pleno sol em climas como os verões tórridos, quer semi-sombra, senão se queimará. O substrato deve ter pH ácido (menor de 6,5).

Se quiser que as Hortênsias dêem flores azuis será necessário adicionar sulfato de alumínio ao solo ou substrato (se estiver em vaso de barro). Para intensificar o azul das flores de hortênsia, pode-se adicionar um composto de sulfato de alumina.

As Hortênsias florescerão bem se estiverem em uma terra ácida (pH menor de 6,5). Existem substratos e adubos especialmente formulados para Hortênsias.

Pode a Hortênsia assim que finalizar o período de floração. Cortam-se os ramos a 30-40 cm do chão; mas só se deve podar as que tenham florescido.
As flores das Hortênsias servem para vasos; duram bastante tempo.


AZALÉIAS SEMPRE LINDAS
A Azaléia atinge até dois metros de altura e sua floração acontece no inverno e início da primavera. Requer sol pleno e meia-sombra e também regas regulares, sempre que o solo estiver seco.

A mais conhecida por aqui é a Rhododendron indicum, que dá flores roxas, rosas e brancas.

Solo: A azaléia vai bem em qualquer tipo de solo, mas se você está buscando aquelas flores maravilhosas, misture a terra com areia e composto orgânico.

Não exagere na rega! Procure não encharcar. Verifique a terra e se estiver seca aí sim faça a rega.

Adubação: Poucas flores e brotos que não crescem são resultado de adubação fraca ou ausência de adubação. Procure adubar corretamente com adubo que você encontra em lojas de jardinagem (pode ser uma vez por mês) e complemente com farinha de osso.

A poda é essencial para fazer a sua azaléia florir sempre linda. Limpe a planta, tire galhos e folhas mortas e quando terminar de dar flores você pode cortar a ponta dos galhos que deram flores ok??

As suas azaléias vão ficar maravilhosas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário